A Banda Urbana encerra a turnê de seu novo trabalho – o CD “Relatos Suburbanos” – que reflete a sonoridade da música das bandas de coreto integrada à diversidade de gêneros para os quais a música se abre – no próximo dia 25 de novembro com show gratuito na Concha Acústica do Taquaral, em Campinas.

(Foto: Erika Mayumi)

“Esse é um CD que espelha bem a história da banda. Nesses mais de dez anos, a gente meio que correu – e ainda corre – na contramão da música proposta pela grande mídia, mas sempre com grande aceitação. Neste trabalho, trouxemos um repertório que harmoniza a estética da música erudita com a popular brasileira de raiz, passando pelo jazz e outros gêneros”, explica o trompetista João Lenhari.

Durante a turnê, o grupo – que tem outros dois CDs gravados – promoveu encontros com grandes instrumentistas: Proveta (clarinetista e líder da Banda Mantiqueira) esteve no show de Leme e Toninho Ferraguti (acordeonista de renome internacional) participou da apresentação em São Paulo. Além de serem duas das principais referências de formação da banda, ambos também saíram do interior. “Voltar às origens e tê-los participando deste trabalho foi muito importante e gratificante para nós. Na verdade, a turnê em si acabou se tornando uma grande homenagem, para nós, para eles e para o público que vai receber ou já recebeu os shows”, comenta Lenhari.

Inspirado na diversidade de ritmos brasileiros, no jazz e na música erudita, o disco revela um repertório autoral com composições de Lenhari, Rui Barossi (baixo) e Raphael Ferreira (saxofone). Para além de seu significado sonoro, o lançamento torna-se especial justamente pelo retorno ao berço da banda. “Estamos muito felizes por tudo o que cercou essa turnê, as participações especiais e de peso, a circulação pelo interior e o retorno à Campinas, onde tudo começou. Nada melhor do que encerrar a turnê em casa”, complementa o músico.

Com a expectativa de seguir difundindo e levando o jazz ao conhecimento popular, antes da apresentação o público poderá participar de um bate-papo com a banda. “Além de ser uma oportunidade para saber um pouco mais sobre a nossa história, como tudo começou e o que segue nos motivando a trabalhar com música, vamos falar um pouco sobre as técnicas de escrita, repertório e instrumentais”, finaliza Lenhari.

Relatos Suburbanos é um projeto realizado através do edital ProAC nº. 21/2017, que selecionou dez projetos de gravação de álbum inédito e apresentação de espetáculos de música popular instrumental. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Banda Urbana toca “Relatos Suburbanos” em Campinas
Quando: Domingo, 25 de novembro, às 17h
Onde: Concha Acústica – Av. Dr. Heitor Penteado, s/nº, Taquaral, Campinas/SP
Evento gratuito