O Subsolo – Laboratório de Arte recebe até o dia 7 de novembro a mostra Imersões/Inversões, fruto de um workshop realizado na Bahia com 11 artistas visuais. O público terá a oportunidade de ver obras criadas com diversas modalidades artísticas. O projeto tem a curadoria de Andrés Hernández e Isabela Senatore.

Olivia Niemeyer (detalhe)

O workshop, que aconteceu em agosto passado, teve como proposta o trabalho em campo, tendo como pano de fundo os cenários das cidades baianas de Cachoeira e Salvador. Como envolvia a produção de 11 artistas de Campinas e São Paulo explorando modalidades artísticas diversas, como fotografia, aquarela, livro de artista e pintura, os curadores decidiram por dividir as obras para duas mostras. Nesta primeira etapa de Imersões/Inversões, o público verá obras de Antiopy Lyroudias, Cinthia Picelli, Marisa Martins Carvalho, Olivia Niemeyer, Selena Fior Pelegrini e Silvia Matos. Esta exposição estará aberta de 11 de outubro a 8 de dezembro.

A segunda etapa de Imersões/Inversões trará as obras de Ana Friedlander, Carla Degurmendjian, Damaris Mortari, Flor Padilla e Isabela Senatore. Essa edição será aberta em 11 de novembro (sábado), às 11h, também no espaço Subsolo.

Não é de hoje que Isabela frequenta a Bahia. Essa é a quinta vez que ela viaja para lá com o objetivo de registrar o patrimônio imaterial e material de Cachoeira e Salvador. “Desde 2000 venho fazendo incursões nessas cidades e em outros cinco estados brasileiros. No período de 2000 a 2014, produzi e lancei o livro ‘Devoção’, onde retratei a cultura local, os ritos religiosos, o cotidiano das populações, as festas regionais. Todo esse processo foi muito importante para a minha vida”, ressalta a artista. O livro foi incentivado pelo Proac-SP e recebeu dois prêmios internacionais: London Book Festival – runner-up – Art and Photography e New England Book Festival – runner-up – Art and Photography.

Após o lançamento do livro, Isabela quis dividir sua experiência com os alunos e começou a organizar workshops. “Neste último, entretanto, pensei em uma proposta diferente: levar os ‘artistas prontos’, que já têm uma carreira consolidada, muitos já premiados, e pela primeira vez convidei um curador para fazer parte. Com ele, elaboramos o chamamento àqueles que tivessem interesse em produzir em campo e trazer o resultado para exposição”, explica.

Nas palavras de Hernández, professor doutor em artes visuais e curador, acompanhar o projeto foi impressionante. “Participar desde outro território (outro espaço) na construção de um discurso visual em processo”. Ele ainda complementa que foi uma experiência estimulante “por trazer referências dos sites arquitetônicos e os contextos de convivência, para poder editar e discutir com as propostas particulares a construção dos manifestos visuais que constituem as exposições de cada artista participante do projeto”.

O Subsolo também programou uma apresentação da artista visual Cecília Stelini no dia 10 de outubro, às 17h, que fará uma instalação/intervenção e performance em que ela caminhará por um corredor coberto de pregos. O trabalho foi idealizado em 2004 e para essa apresentação sofreu algumas alterações para se adequar ao espaço expositivo.

Stelini é formada pela FAAP/SP e atua como artista experimental produzindo projetos de intervenções artísticas urbanas e performances.

O Subsolo – Laboratório de Arte é um espaço cultural, inaugurado em janeiro deste ano, que vem realizando diversas exposições, principalmente, com artistas residentes em Campinas e região, atendendo seu objetivo de fomentar a produção artística e valorizar a arte. É assim que o curador e crítico de arte Andrés Hernández e o artista visual Danilo Lorena Garcia definem o espaço que criaram, onde também oferecem workshops, cursos, leitura de portfólio e residência artística. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Abertura da 1ª. etapa de Imersões/Inversões
10 de outubro de 2018 (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: rua Proença, nº 1.000, no Jardim Proença, Campinas (SP)
Visitação: de 11 de outubro a 7 de novembro – às quartas e sextas-feiras, das 9h30 às 12h30 e das 14h às 18h (com agendamento); quintas-feiras, das 9h30 às 18h30 (livre) e aos sábados, das 9h às 12h (com agendamento) – Contatos (11) 94965-5722 e (11) 98259-0966 ou pelo e-mail: [email protected]

Abertura da 2ª. etapa de Imersões/Inversões
10 de novembro de 2018 (sábado)
Horário: 11h
Local: rua Proença, nº 1.000, no Jardim Proença, Campinas (SP)
Visitação: de 12 de novembro a 8 de dezembro – às quartas e sextas-feiras, das 9h30 às 12h30 e das 14h às 18h (com agendamento); quintas-feiras, das 9h30 às 18h30 (livre) e aos sábados, das 9h às 12h (com agendamento) – Contatos (11) 94965-5722 e (11) 98259-0966 ou pelo e-mail: [email protected]