A Cia. de Achadouros encena no Teatro do Sesc Campinas o espetáculo infantil “Os Lavadores de Histórias” no próximo domingo (21), às 16h, e dá vida a três personagens: Urucum, Tom Tom e Jatobá, interpretados pelos atores Emiliano Favacho, Mariá Guedes e Felipe Michelini, respectivamente.

Foto: Giuliana Cerchiari

O enredo é construído a partir da visita dos personagens aos quintais abandonados para lavar e reviver o que foi esquecido. Eles sabem que nas roupas e nos brinquedos estão guardadas histórias de meninos e meninas que cresceram e não se lembram mais de seus sonhos e brincadeiras. A medida em que lavam o que foi esquecido, personagens e histórias começam a surgir: o menino que queria voar, a menina triste que descobriu o que a deixava feliz, o menino que ia para lua com o amigo imaginário, entre muitos outros.

Por meio de cenas cômicas, circenses, teatro de sombras e objetos, o espetáculo faz uma sensível reflexão sobre a relação da criança com o mundo real e o da imaginação, bem como lança sobre a infância um olhar lúdico e poético, ressignificando objetos. O ponto de partida para a criação do espetáculo foi a poesia de Manoel de Barros, que valoriza a intimidade das pequenas coisas (que são as mais importantes), a beleza contida em sutilezas, a graça da imaginação, as brincadeiras espontâneas e o contato com a natureza. Dirigida por Tereza Gontijo, com dramaturgia de Silvia Camossa, “Os Lavadores de Histórias” foi concebido em processo colaborativo a partir das cenas improvisadas pelo grupo em sala de ensaio e do contato com crianças e adultos do bairro São Mateus, região periférica de São Paulo.

“O espetáculo mistura memórias, visões de mundo e experiências tanto das crianças quanto dos adultos. Esse mix de gerações aproxima as famílias de forma lúdica, pois resgata a importância das relações de forma poética e inspiradora. Os pequenos e grandes espectadores podem esperar muita diversão e muito conteúdo”, conta Emiliano Favacho, um dos protagonistas.

A apresentação faz parte do projeto Pequeno Espectador que visa estimular o contato das crianças com as artes cênicas. Os ingressos custam entre R$5,00 e R$17,00 (à venda somente nas bilheterias das unidades). Crianças com até 11 anos não pagam ingressos, sendo cobrados somente dos acompanhantes. (Carta Campinas com informações de divulgação)