Em sua terceira edição, a LESMA – La Extraordinária Semana de Mostras Animadas acontece de 26 a 28 de outubro na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), com uma programação gratuita que, este ano, elegeu as mulheres como destaque. Todas as atividades ocorrem no LIS- Laboratório de Imagem e Som da UNICAMP, com exceção do encerramento, no domingo (28/10), com as Mostras do Dia da Animação no Sesc Campinas.

Mostra Stop Trik – Filme Full Story

Os festivais convidados são StopTrik Festival com uma mostra exclusiva de artistas mulheres no stop-motion, da Polônia e Eslovênia, e Recria Cine, de Ervália/MG.

Nessa edição, a LESMA contará com uma exposição do bolo de 100 anos da animação brasileira, elaborada pela ABCA – Associação Brasileira de Cinema de Animação para o Dia da Animação e também o lançamento no Brasil do livro “Poética da Ilusão de Movimento”, do escritor e professor português José-Manuel Xavier, produzido pelo Núcleo de Cinema de Animação de Campinas em uma campanha de financiamento coletivo.

A convidada especial da Masterclass que ocorre no sábado, dia 27/10 é Jamile Coelho, diretora do curta premiado Òrun Àiyé, sócia da Estandarte Produções, produtora especializada em animação, além de CEO e palestrante do Núcleo Baiano de Animação e Stop Motion. Ela é uma das 04 mulheres que compõem este ano a banca do Lesma Lab 3.0., um espaço de troca em que realizadores apresentam animações em pré-produção para uma banca de animadores profissionais. Este ano participarão do laboratório de projetos, além de Jamile, Vivian Altman, Halina Agapejev e Eliana Ribeiro.

Jamile Coelho em Orun Aiye

Vivian Altman é animadora e vive entre Brasil e França realizando projetos animados. Na Otto Desenhos Animados, realizou a série “Boa Noite Martha” exibida pela TV Cultura. Halina Agapejev atuou na produção executiva de muitas séries de animação brasileiras, dentre elas: Tromba Trem, Irmão do Jorel Oficial, Vivi Viravento; e no longa “Bob Cuspe: nós não gostamos de gente”.

Eliana Ribeiro é artista plástica e realiza oficinas de animação por todo o país. Integrante do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, atuou como montadora e diretora de arte nos dois longas do Núcleo, “História Antes de Uma História” e “Café – um dedo de prosa”.

A programação completa da LESMA pode ser consultada no site.

A Lesma é uma organização de ex-alunos do Instituto de Artes da Unicamp (Midialogia e Artes Visuais). Nesta edição, estão à frente da programação Samuel Mariani, Camila Kater, Filipe Miranda e Adriano Reis, junto com o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas. Com mais de 40 anos de atuação e mais de 300 filmes produzidos, o Núcleo é uma entidade sem fins lucrativos, dirigida por Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi, que desenvolve diversas atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação. São duas linhas de produção de filmes de animação: os trabalhos autorais, realizados individualmente pelos diretores, e filmes realizados em oficinas, com o objetivo de proporcionar aprendizado aos participantes. Já foram mais de 2500 oficinas de animação para crianças, jovens e adultos, em quase todos os estados brasileiros, e em diversos países. Interessados em saber mais e conhecer a metodologia do Núcleo para realização de oficinas, ou exibição de filmes podem entrar em contato pelo site. (Carta Campinas com informações de divulgação)

La Extraordinária Semana de Mostras Animadas – LESMA
Data: De 26 a 28 de outubro de 2018
Local: Laboratório de Imagem e Som (LIS) do Instituto de Artes da Unicamp (R. Elis Regina, 131 – Cidade Universitária – Campinas – São Paulo – SP).
Obs.: O LIS fica ao lado direito do Centro de Convenções da Unicamp