Em São Paulo – Até 27 de janeiro de 2019, pode ser vista no Instituto Moreira Salles, em São Paulo, a exposição “Millôr: obra gráfica”.

Os curadores Cássio Loredano, Julia Kovensky e Paulo Roberto Pires mapeiam os principais temas que estiveram presentes ao longo de 70 anos de produção do artista. Ao ganhar as galerias, os desenhos, feitos principalmente para serem publicados na imprensa, revelam a força e a complexidade de uma obra fundamental para a arte brasileira. Acompanha a mostra um livro que, além de reproduzir os originais, traz ensaios críticos e uma cronologia de vida e obra de Millôr.

A mostra divide em cinco grandes conjuntos a obra gráfica de Millôr, dos autorretratos à crítica implacável da vida brasileira, passando pelas relações humanas, o prazer de desenhar e a imensa e importante produção do “Pif-Paf”, seção que manteve na revista O Cruzeiro entre 1945 e 1963. O acervo de Millôr, que reúne mais de seis mil desenhos e seu arquivo pessoal, está sob a guarda do Instituto Moreira Salles desde 2013.

Nascido no Rio de Janeiro e dono de um estilo próprio e de um humor ácido e inconfundível, Millôr Fernandes definia a si mesmo como jornalista. Para os leitores e admiradores, que o acompanharam ao longo dos seus mais de 70 anos de carreira, a definição parece insuficiente. Grande desenhista, escritor e tradutor, Millôr fugiu, desde sempre, do óbvio. Ficou órfão de pai e mãe muito cedo, mas contornou as adversidades da vida e, de maneira autodidata, aprendeu línguas e desenvolveu seu traço e seu texto.

A entrada é gratuita. Mais informações pelo site do IMS-SP. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Visitação:
18 de setembro de 2018 a 27 de janeiro de 2019
Terças a domingos (exceto quintas), das 10h às 20h. Às quintas (exceto feriados), das 10h às 22h.
IMS Paulista
Galeria 1
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

Eventos paralelos:

Curso Millôr desenhista: trajetória e contexto
4, 11, 18 e 25 de outubro, quintas, das 19h às 21h
Com Daniel Bueno
Inscrições pelo Eventbrite

O arquivo de Millôr no acervo de Iconografia do IMS
6 de outubro de 2018, sábado, das 11h às 12h30
Com Julia Kovensky