Foto: Claudio Higa

Em São Paulo – De 17 a 23 de outubro, a iN SAiO Cia. de Arte, companhia dirigida por Claudia Palma, realiza, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, temporada de estreia de “Ato infinito”, uma dança que traz, num espaço em colapso, corpos que se negam a sucumbir após o desmoronamento e descobrem na aglutinação uma possibilidade para resistir e existir até a exaustão. A entrada é gratuita.

Em “Ato Infinito”, as existências ganham urgências diante de um risco iminente, ou acontecido, ou suposto, ou anunciado. Num movimento resistente, elementos distintos se agrupam de modo a formar um grande corpo composto por indivíduos solidários entre si. A dramaturgia explora formatos de aglutinação, com suas potências e consequências, por regiões de encontro que criam deslocamentos – dos mais sutis até aqueles assemelhados a avalanches, existentes a partir da formação de grandes massas que causam deslize, desestruturação, invasão e ímpeto.

Concebido e dirigido por Claudia Palma, “Ato Infinito” tem trilha sonora de Guilherme Marques; desenho de luz de Hernandes de Oliveira, ambientação cenográfica de Suiá Ferlauto, figurino assinado por Rogério Romualdo e provocação filosófica de Rodrigo Vilalba. Seis intérpretes criadores compõem o elenco: Carolina Canteli, Cristina Ávila, Everton Ferreira, Luiza Alves, Marina Matheus e Natália Franciscone.

Depois da temporada na Oswald de Andrade, a iN SAiO faz, ainda em outubro, apresentações únicas de “Ato Infinito” em dois CEUs (Centro Educacional Unificado) da cidade: dia 25, no CEU Inácio Monteiro, em Guaianazes, Zona Leste; e CEU Paz, na zona Norte, no dia 31.

O espetáculo integra projeto contemplado pela 23a edição do Programa Municipal de Fomento à Dança/2018. (Carta Campinas com informações de divulgação)

“Ato infinito” – iN SAiO Cia. de Arte
17 a 20, 22 e 23/10 (quarta, quinta, sexta, sábado, segunda e terça), 20h
Oficina Cultural Oswald de Andrade – Sala 7
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro
Telefone: 11 3222-2662
lotação: 50 pessoas
entrada gratuita (ingressos disponíveis no local com 1 hora de antecedência)

25/10 (quinta-feira), 19h
CEU Inácio Monteiro
Rua Barão Barroso do Amazonas, s/n – Cohab Inácio Monteiro – Zona Leste

31 /10 (quarta-feira), 16h
CEU Paz
Rua Daniel Cerri, 1549 – Jardim Paraná

Duração: 50 min | Classificação indicativa: 14anos
Grátis

Ficha técnica
Concepção e direção: Claudia Palma | Intérpretes criadores: Carolina Canteli, Cristina Ávila, Everton Ferreira, Luiza Alves, Marina Matheus, Natália Franciscone | Trilha sonora: Guilherme Marques | Desenho de luz: Hernandes de Oliveira | Ambientação cenográfica: Suiá Ferlauto | Figurinos: Rogério Romualdo | Provocação filosófica: Rodrigo Vilalba |Fotografias: Claudio Higa | Registro em vídeo: Osmar Zampieri | Produção: Cristiane Klein – Dionísio Produção Cultural | Assistência de produção: Cristina Ávila

A iN SAiO Cia. de Arte é dirigida por Claudia Palma desde 2010. A contemporaneidade é o alicerce da sua pesquisa e, sendo assim, torna-se voz e inspiração de artistas que buscam o fortalecimento da identidade artística da companhia. O desejo da iN SAiO é o hibridismo, propiciando aos artistas envolvidos uma fusão de experiências diversas, quando então o corpo poderá encontrar um movimento constante e um olhar observador do mundo contemporâneo. Entre suas criações estão Abissal (2016), Novos experimentos (2012 e 2015), Platô (2014), Dark Room (2014), Cálamo (2012) e Lugar algum (2010). Em 2016, a AIUÊ Produtora de Conteúdo realizou um episódio documental sobre Claudia Palma e a iN SAiO Cia de Arte, dirigido por Fernanda Heinz Figueiredo, no programa Coreografia, O desenho da dança no Brasil – série documental – 2a temporada, que foi ao ar a partir de 2017, pelo Canal Arte 1