.Por Verônica Lazzeroni Del Cet.

Com a chegada do mês de outubro, campanhas de conscientização sobre o câncer de mama ganham destaque em prol de informar e acolher mulheres que tenham recebido o diagnóstico, ou mesmo aquelas que precisam conhecer os cuidados necessários e exames importantes em todo o processo de prevenção da doença, sendo conhecido por outubro Rosa.

Entretanto, muitas mães, tias ou mesmo madrinhas – que estejam lutando contra a doença e realizando todos os procedimentos do tratamento, como a quimioterapia – têm a difícil tarefa de contar às crianças as mudanças pelas quais essas mulheres vão precisar passar. Anna Maria Mello, formada em história pela Universidade de São Paulo (USP) e que hoje trabalha como escritora e ativista social na causa, sentiu a mesma dificuldade. “Minha afilhada de cinco anos chegou em casa de surpresa e se assustou com a minha falta de cabelos. Minhas filhas, apesar de adolescentes, também sentiram muito eu estar careca”, conta ela.

Devido a angústia e a percepção da gravidade da doença, ela escreveu o livro infantil “Cabelos vão, Cabelos vem – O que é que a mamãe tem?”, publicado pela editora Chiado, em 2015. A história é contada por Clara, uma criança cuja mãe está com câncer e que, portanto, perdeu os cabelos por causa da quimioterapia.

A narrativa mostra ainda a nova rotina de Clara e sua família e discute sobre o trauma do diagnóstico, além da importância da autoestima e doação no processo de recuperação. “Este é um livro infantil que apoia a família. Ele serve de apoio para as mães diagnosticadas com câncer introduzir o assunto de forma real e acolhedora as crianças de hoje. Também é um livro de inclusão social já que se trata de um tema delicado. O livro é ficção baseado na minha história, muitas cenas são reais.”, diz a escritora.

Da leitura conjunta – entre pais e seus filhos – Anna Maria Mello enxerga a chance de tornar todo o processo da luta contra doença um momento de compreensão e diálogo, desmistificando também a ideia construída por trás do câncer. “A palavra câncer, ao meu ver, tem que ser desmistificada. Devemos tratar com respeito, pois se trata de um diagnóstico grave, porém se descoberto cedo as chances de cura são 90%”, conta a escritora.

Além de procurar tratar sobre o câncer com crianças, Anna Maria exerce atividades como ativista e participa de grupos com integrantes que enfrentaram o tratamento e encararam o câncer da melhor maneira que conseguiram. “O pensamento positivo é muito importante, tão quanto os medicamentos.”, diz Anna.

A ativista também atua em ONG’s e realiza trabalhos sociais, sendo que alguns exemplares de seu livro foram doados para famílias de baixa renda. “Sou hoje ativista na causa e faço muitas campanhas para pacientes menos favorecidos durante o ano todo”, conta. A escritora também gerencia e produz conteúdo escrito para seu blog, canal de comunicação para não apenas outros conhecerem melhor sua trajetória, mas também seus projetos sociais, causas que defende e seu tratamento. “O Blog trata de uma vida pós um diagnóstico onde quase me levou a morte e consegui sobreviver e reinventar minha vida.”, fala a escritora. Anna Maria Mello tem também página no Facebook e compartilha por lá informações sobre eventos de contação de histórias, palestras e eventos literários em que participa, como a Bienal do Livro.

Para esse ano, em sua campanha para o mês do outubro Rosa, Anna Maria Mello deseja arrecadar cerca de 3 mil exemplares do seu livro, através de doações, para serem entregues em ONG’s de mulheres e crianças de baixa renda que estejam enfrentando o tratamento. O livro “Cabelos vão, Cabelos vem – O que é que a mamãe tem?” é parte de uma coleção de livros sobre inclusão e a força da união da família no processo de recuperação do paciente com câncer.

A escritora pretende também lançar outras obras para o público adulto muito em breve. “Sobre esse mesmo tema estou escrevendo um livro para os adultos, que ainda demora um pouco para ser lançado, pois será uma obra literária bem elaborada. Sobre os infantis, esse é parte de uma coleção ainda que será lançada. Todos abordando outras temáticas de inclusão social”, diz Anna Maria Mello.

Quem quiser doar: www.benfeitoria.com/livroqueapoia
Blog de Anna Maria Mello