Asas de Um Sonho

Em outubro, mês das Crianças, o Sesc Campinas traz uma programação especial e gratuita para os pequenos e suas famílias. Trata-se do projeto Especial 1, 2, 3 e AR. Para entender os motivos pelos quais esse elemento da natureza norteia as atividades, é preciso, antes, sentir o vento no rosto e deixar os pés fora do chão. Para ficar ainda melhor, adicione pitadas de leveza, fantasias e uma bela dose de brincadeiras.

“O elemento ar é um convite à expressão. Ser livre é estar em movimento e dar asas à imaginação. Quando se pensa em ar, também lembramos da conexão com a natureza e seus elementos. Essa é uma oportunidade de estarmos conectados com as crianças, de estarmos realmente presentes. As atividades contemplam diferentes faixas etárias e linguagens artísticas, e queremos que pais e filhos venham ao Sesc para criançAR”, afirma Carolina Reis da Silveira, responsável pela programação de Educação e Saúde do Sesc Campinas, além de uma das idealizadoras do projeto.

Com mais de 30 atividades na programação, o Especial 1, 2, 3 e AR reúne na mesma ventania artística música, teatro, circo, literatura, tecnologia, brincadeiras e oficinas. Entre os dias 11 e 14, especialmente no Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, haverá atrações culturais e de bem-estar espalhadas ao longo de todo o dia.

No quesito música, o destaque fica por conta do show Raul Seixas para Crianças, com o trio Os Rauzitos. No repertório, canções que marcaram uma geração e atravessam o tempo direto do baú do Raul: Carimbador Maluco, Metamorfose Ambulante, Mosca na Sopa, Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás, O Dia em que a Terra Parou e muitas outras. O figurino do espetáculo faz referências aos personagens criados pelo cantor: Durango Kid, O Sábio Chinês e O Carimbador Maluco. A apresentação acontece no dia 11, quinta, às 19h30, no Jardim do Galpão.

Saltimbancos

O show Saltimbancos foi inspirado no disco Os Saltimbancos, de Chico Buarque, lançado na década de 80. De forma divertida e muito musical, a Banda Estralo apresenta um espetáculo que busca a empatia das crianças pelos quatro animais interpretados pelos Estralantes. Na apresentação, os pequenos interagem com os músicos atores e propõem soluções aos conflitos apresentados pelos personagens. O respeito às diferenças, a importância de buscar e lutar pelos seus direitos e ideais, o saber cumprir seus deveres em prol do coletivo e fomentar a busca por viver e realizar seus sonhos e objetivos são premissas do espetáculo. O show está marcado para o dia 13, sábado, às 16h30, no Jardim do Galpão.

Na literatura, a plateia apreciará Histórias que o Vento Conta, uma performance literária, musical e espetacular encenada por uma trupe de peso formada pelo músico Rafa da Rabeca (rabeca e pífanos), pela mestre de cerimônias Karina Giannecchini e pelos atores Jac Obrigon, Erica Ribeiro, Daphne Bozaski, e Pascoal da Conceição, o reconhecido Doutor Abobrinha da série Castelo Rá-Tim-Bum (TV Cultura). Durante a encenação, o público terá a oportunidade de ouvir trechos de livros infantis com temática voltada aos ventos e à natureza, como O Menino e o Vento, Ciúme em Céu Azul e Canção para Chamar o Vento. A atividade será realizada no dia 13, sábado, às 13h, no Teatro.

Na programação teatral, o espetáculo Gigantes de Ar, assinado pela premiada companhia Pia Fraus, reúne cenas inspiradas nas populares apresentações de circo-teatro e nos animais de picadeiros e seus adestradores. Somam-se a eles palhaços, trapezistas e bonecos infláveis gigantes em uma atmosfera de humor e poesia circense. Um elefante azul de cinco metros de altura, três girafas, leões e um casal de cangurus são algumas das atrações da apresentação, que se torna um verdadeiro circo a céu aberto. O espetáculo está em cartaz no dia 14, domingo, às 16h, no Espaço Arena.

Scaratuja

Voltado a crianças de zero a três anos, o espetáculo Scaratuja usa a linguagem não verbal para explorar a expressão do corpo no espaço e se comunicar com o público infantil. Partindo de um emaranhado de linhas, traços, pontos e círculos, os artistas chegam à ideia central do espetáculo: os rabiscos ou garatujas ganham complexidade ao longo da encenação que coincide com o desenvolvimento das crianças, estimulando, dessa forma, o crescimento cognitivo e expressivo. As apresentações acontecem no dia 14, domingo, às 11h e às 14h, nas salas de atividades 4 e 5.

A tradição circense aparece na programação com a montagem Clássicos do Circo, assinada pela Cia. Corpo Mágico, que traz um show de variedades circenses na linha do circo clássico, com números aéreos e de solo, além de esquetes cômicos de palhaços que trazem a ludicidade e a alegria ao picadeiro. O espetáculo está marcado para o dia 13, sábado, às 15h, no Espaço Arena.

Mais informações no Portal do Sesc Campinas. (Carta Campinas com informações de divulgação)

AULA ABERTA :: BRINCADEIRAS DANÇANTES
Com Luana Mantegazza, naturóloga e doula. A dança pode acalmar e fortalecer o vínculo entre mãe e bebê, criando um estado de relaxamento e presença. Movimentos fluídos com música, favorecendo autoconhecimento, concentração e conexão entre os pares também fazem parte da proposta. Essencial trazer algum tipo de carregador de bebê (sling ou canguru), canga ou xale.

Dia 11, quinta, às 11h. Sala de Múltiplo Uso 2.
Dia 11, quinta, às 17h. Sala Corpo e Arte.
Dia 12, sexta (feriado), às 16h. Sala Corpo e Arte.
Inscrições na Ilha de Atendimento para cada horário no dia da atividade.
Atividade voltada para cuidadores com bebês de colo até engatinhantes.

AULA ABERTA :: YOGA COM HISTÓRIAS
Com João Soares, professor de Yoga, autor de diversos livros relacionados a temática e coordenador do Yoga com Histórias®. Por meio de contos e brincadeiras, vivências para todos que estimulam pontos importantes do yoga como valores, posturas, exercícios respiratórios e relaxamento com bastante ludicidade.

De 11 a 14, quinta a domingo, às 11h30. Sala Corpo e Arte.
Inscrições na Ilha de Atendimento no dia da atividade.
Atividade melhor aproveitada para crianças a partir de 5 anos.

Raul Seixas para Crianças

MÚSICA :: RAUL SEIXAS PARA CRIANÇAS
Os Rauzitos pescaram lá no fundo do Baú do Raul as composições preferidas dos pequenos para balançar o esqueleto. O figurino faz referências aos personagens criados por Raul Seixas: Durango Kid, O Sábio Chinês e O Carimbador Maluco. Boa viagem!

Dia 11, quinta, às 19h30. Jardim do Galpão.

VIVÊNCIA :: FESTIVAL DE BRINCAR
Com orientação dos instrutores de atividades físicas. No Dia das Crianças, nada melhor do que muitas brincadeiras para levar os pequenos às nuvens por meio de jogos e brincadeiras para todos se divertirem e aproveitarem.

Dia 12, sexta (feriado), às 10h. Ginásio.

ARTES MANUAIS :: MENSAGEIROS DOS VENTOS
Com Daniel Nunes, psicoterapeuta. Confecção coletiva entre pais e filhos de um mensageiro dos ventos, peça de artesanato de bambu que produz sons naturais agradáveis com a passagem do vento.

Dia 12, sexta (feriado), às 10h e às 14h30. Sala de Atividades 4.
Para crianças de 5 a 12 anos acompanhadas por seus responsáveis.
Inscrições na Central de Atendimento do Galpão no dia da atividade.

Fazendo Arte

OFICINA :: FAZENDO ARTE
Com as educadoras do Espaço de Brincar. Exploração livre de materiais para ampliar as possibilidades de expressões artísticas e diversão. A cada mês uma proposta diferente. Usaremos argila e elementos da natureza para criarmos seres encantados.

Dia 12, sexta (feriado), às 10h30. Jardim da Unidade.
Para crianças de 0 a 6 anos acompanhadas por seus responsáveis.
Inscrições na Ilha de Atendimento no dia da atividade.

VIVÊNCIA :: BRINCANDO DE VOAR
Com Maria Zuquim, artista, cenógrafa, figurinista e educadora. Quem nunca sonhou em voar, em ser pássaro, ser coruja ou joaninha? Brincar com o sensível, com a criatividade, com as fantasias e em família, além de ressignificar brincadeiras tradicionais, jogos corporais e musicais com contações de histórias.

De 12 (feriado) a 14, sexta a domingo, às 10h30. Quiosque do Galpão.
Para crianças de 0 a 6 anos acompanhadas por seus responsáveis.
Inscrições no local da atividade com 30 minutos de antecedência.

TEATRO :: PÉ DE VENTO
A Cia. da Tribo Pé de Vento dá voz às múltiplas infâncias fazendo referência a uma mulher/menina, cuja infância é ressignificada por meio da rememoração. Na peça, o público é convidado a tirar seus sapatos, caminhar por um túnel e adentrar num ambiente inflável. Os participantes e artistas realizam os jogos e as cenas.

Dias 12 (feriado) e 13, sexta e sábado, às 11h, às 12h30 e às 14h. Galpão Multiuso.
Inscrições na Central de Atendimento do Galpão no dia da atividade.

Brincando com o Vento, Criação de Birutas

OFICINA :: BRINQUEDOS DE AR
Com as educadoras do Curumim. Oficina de confecção de brinquedos, que, com o nosso ar ou o ar do ambiente, se tornam mais divertidos e interativos.

De 12 (feriado) a 14, sexta a domingo, às 11h30.
Sala de Atividades 1. Para crianças de 7 a 12 anos.
Inscrições na Ilha de Atendimento no dia da atividade.

VIVÊNCIA :: BRINCARES
Com as educadoras do Espaço de Brincar. Você se lembra? Piaba, paraquedas, bambolê, corda de bater. Quer compartilhar brincadeiras com elástico, peteca e amarelinha? Vem para o Jardim do Espaço de Brincar!

De 12 a 14, sexta (feriado) a domingo, às 14h30. Espaço de Brincar.
Para crianças de 0 a 6 anos acompanhadas por seus responsáveis.
Inscrições no local da atividade com 30 minutos de antecedência.

TECNOLOGIAS E ARTES :: MONSTRÃO INFLÁVEL
Com Filipe Miranda, educador de Tecnologias e Artes. Construção de bonecos infláveis gigantes de plástico que serão fixados em ventiladores.

Dias 12, 13 e 14, sexta (feriado), sábado e domingo, às 14h30.
Espaço de Tecnologias e Artes. 10 anos.
Inscrições em cada dia no local da atividade com 30 minutos de antecedência.

DANÇA :: ASAS DE UM SONHO
Com o Grupo Ares e direção de Monica Alla. O sonho de voar é talvez um dos mais antigos que o homem já teve. O espetáculo visual combina movimentos da dança contemporânea e urbana com inovadoras técnicas aéreas na busca pela deliciosa sensação de liberdade do voo do pássaro.

Dia 12, sexta (feriado), às 15h. Espaço Arena.

MÚSICA :: LUDOPHONIA
Com o Grupo Furunfunfum, Ludophonia considera as crianças como sujeitos desde que nascem. Apresenta um repertório que vai desde poesia brasileira musicada até clássicos dos Beatles, Secos & Molhados e Simon & Garfunkel, passando também pelo cancioneiro popular e músicas compostas para as peças da companhia.

Dia 12, sexta (feriado), às 16h30. Jardim do Galpão.

VIVÊNCIA :: BRINCADEIRAS
Com orientação dos instrutores de atividades físicas. Venha brincar e se divertir com jogos e brincadeiras para toda a família.

Dias 13 e 14, sábado e domingo, às 10h e às 13h. Jardim do Galpão.

TECNOLOGIAS E ARTES :: BRINCANDO COM O VENTO – CRIAÇÃO DE BIRUTAS
Com Vera Lucia, arte-educadora. Nessa oficina, precisaremos de mãozinhas criativas para ajudar na criação de birutas (instrumento aeronáutico que indica a direção do vento), que ganharão crepom, cores vibrantes e a função poética de indicar a direção dos rumos do vento impulsionados pelo ar e pelos movimentos dançantes.

Dias 13, 14, 20 e 21, sábados e domingos, às 10h. Espaço de Tecnologias e Artes.
Inscrições em cada dia no local da atividade com 30 minutos de antecedência.

OFICINA :: COSTURINHAS
Com as educadoras do Espaço de Brincar. Entre panos, linhas e agulhas, adultos e crianças poderão brincar de cortar, amarrar, alinhavar, bordar e costurar manualmente. Ao final da atividade, cada participante poderá levar o que confeccionou.

Dia 13, sábado, às 10h30. Espaço de Brincar.
Para crianças de 4 a 6 anos acompanhadas por seus responsáveis.
Inscrições no local da atividade com 30 minutos de antecedência.

LITERATURA :: HISTÓRIAS QUE O VENTO CONTA
Com Karina Giannecchini, Jac Obrigon, Pascoal da Conceição, Erica Ribeiro e Daphne Bozaski. Um convite ao público para ouvir trechos de livros infantis, que têm em comum as narrativas relacionadas aos ventos e à natureza.

Dia 13, sábado, às 13h. Teatro.
Retirada de ingressos na Ilha de Atendimento a partir de 2 horas antes do início da atividade.

OFICINA :: IOIÔ
Com Jacaré Ki Pira. Nesta oficina, os participantes personalizam e montam seus próprios ioiôs e aprendem a fazer manobras básicas da modalidade. Ao final da atividade, cada participante leva seu brinquedo para casa.

Dias 13 e 14, sábado e domingo, às 14h. Jardim do Galpão.
Inscrições na Central de Atendimento do Galpão a partir de 2 horas antes do início da atividade.

Clássicos do Circo

CIRCO :: CLÁSSICOS DO CIRCO
Com a Cia. Corpo Mágico. O espetáculo de variedades segue a linha do circo clássico. Números de trapézio, malabares com chapéus e caixas, performance aérea no tecido, história da Sereia Iara na rede aérea, magia clássica e malabarismo com aros e claves trazem ludicidade e alegria ao picadeiro.

Dia 13, sábado, às 15h. Espaço Arena.

MÚSICA :: SALTIMBANCOS
Com a Banda Estralo. O grupo recria o repertório de Chico Buarque de Holanda, criado a partir da obra “Os Músicos de Bremen”, dos Irmãos Grimm, incluindo canções de outra versão cinematográfica brasileira, “Os Saltimbancos Trapalhões”.

Dia 13, sábado, às 16h30. Jardim do Galpão.

OFICINA :: BORBOLETAS ENCANTADAS
Com as educadoras do Espaço de Brincar. Oficina de confecção de borboletas encantadas com sulfite, vareta e arame.

Dia 14, domingo, às 10h30. Espaço de Brincar.
Para crianças de 0 a 6 anos acompanhadas por seus responsáveis.
Inscrições no local da atividade com 30 minutos de antecedência.

TEATRO :: GIGANTES DE AR
Com a Pia Fraus. Este espetáculo de rua é uma reunião de esquetes inspirados nas populares apresentações de circo-teatro e nos animais de circo e seus adestradores. Soma-se a eles palhaços, trapezistas e bonecos infláveis gigantes em uma atmosfera de humor e poesia circense.

Dia 14, domingo, às 16h. Espaço Arena.

TEATRO :: SCARATUJA
Com direção de Marcelo Peroni. Espetáculo infantil para bebês. Eclode, nasce, aparece. Risca, rabisca, desenha. Conduzidos por muitas linhas que partem em infinitas direções, somos levados a seguir a trilha do desenho que da garatuja à representação das formas, nos faz descobrir como nos divertimos e nos desenvolvemos desde o momento em que abrimos os nossos olhos.

Dia 14, domingo, às 11h e às 14h. Salas de Atividades 4 e 5.
Para crianças de 0 a 3 anos acompanhadas de seus responsáveis.
Inscrições na Central de Atendimento do Galpão a partir de 2 horas antes do início da atividade.