O Espetáculo “Alma Boa – Uma Parábola Chinesa”, da Cia Histriônica de Teatro, será apresentado dia 20 de outubro (sábado), às 20h, no Sesi Amoreiras. Os ingressos são gratuitos e podem ser reservados pelo site.

Foto: Marcelo Nisida

Com direção de Dirceu de Carvalho, o espetáculo parte do estudo do teatro épico e do pensamento científico para construção de uma reflexão comum ao grupo e a Bertolt Brecht.

No que diz respeito ao mundo em que vivemos, onde as relações interpessoais se dão em função de macro estruturas que definem interesses e necessidades da sociedade, no combate a elas, muitas vezes caímos em contradição. A partir dessa lógica, foi concebida a cidade de Setsuan, onde a pobreza impera e a urgência pela sobrevivência estabelece as dinâmicas de ação das personagens.

A encenação se constrói a partir da Mímica Corporal Dramática na busca de uma corporeidade estilizada, de ações físicas e da criação de espaços que constituam a linguagem, numa espécie de auto-afirmação do teatro enquanto convenção proposta pelo próprio autor. Para tanto, a referência aos elementos do teatro chinês como componente na construção das figuras, cenário e figurino, também é fator determinante na composição. Os atores assumem diferentes personagens pela codificação dos aspectos físicos que compõem cada tipo junto a versatilidade proporcionada pela indumentária e pelo cenário.

Por fim, o canto e a música executada ao vivo são potências de ação e de reafirmação do caráter reflexivo da obra. A exploração do canto falado e coral, no qual a palavra toma a frente da digressão melódica é a principal tônica, desprendendo-se de uma fruição puramente estética. Chega-se àquilo que se pretende ser esta Setsuan: um lugar construído por meio das relações de seus habitantes e das condições colocadas pelo próprio ambiente, reafirmando a necessidade de reflexão e discussão sobre nós neste mundo. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Dia: 20 de outubro (SÁBADO)
Horário: 20h
Local: Teatro do Sesi Campinas – Amoreiras
Av. das Amoreiras, 450 – Parque Itália – Campinas -SP
Ingresso gratuito
Os ingressos podem ser reservados pelo sistema Meu SESI

SINOPSE
Três misteriosos deuses chegam à antiga capital de Setsuan em busca de alguém a quem possam chamar de “alma boa”, para provar que o mundo pode permanecer como está. Encontram a prostituta Chen Te, a única pessoa a oferecer sua casa como hospedagem. Em agradecimento, os deuses a presenteiam com uma quantia de dinheiro para que mude de vida mais depressa. Chen Te, então, abre uma tabacaria e, a partir disso, sua bondade é colocada à prova pela grande demanda dos habitantes da cidade. Sem saída, ela é obrigada a pedir ajuda a um primo para contornar a situação.

FICHA TÉCNICA
Direção: Dirceu de Carvalho
Elenco: Ana Carolina Salomão, Beatriz Coimbra, Isabela Basso, Juliana Saravali, Lucas Sequinato, Luiza Moreira Salles, Quesia Botelho, Virgílio Guasco | Direção Musical: Henrique Cantalogo
Músico: Felipe Macedo
Figurino: Warner Reis Junior
Cenografia: Thalita Castro
Iluminação: Marcelo Lazzaratto
Operação de Luz: Ewerton Ribeiro
Foto: Maycon Soldan
Design Gráfico: Bruno Cardoso
Produção: Juliana Saravali