O grupo Caixeiras das Nascentes realiza o “II Rosário das Caixeiras” no feriado de 12 de outubro, às 10h, no Largo do Rosário, no centro da cidade.

Grupo popular de percussão formado por mulheres, as Caixeiras das Nascentes têm a música como forma de partilha e celebração. O coletivo busca fazer uma releitura das manifestações populares através da memória das integrantes, da prática, aperfeiçoamento, assim como pesquisas de cantos e toques ligados ao universo do Sagrado Feminino implícito na cultura popular (Festa do Divino, Congadas, Moçambique, Ladainhas, Afoxés, entre outras), além de propiciar espaços para vivência coletiva e trocas de saberes relativos à cultura popular com seus cantos, ritmos, danças e brincadeiras.

As Caixeiras do Maranhão e as Congadas de Minas Gerais e São Paulo são as principais fontes de pesquisa e inspiração do grupo, não só no sentido musical, como também na missão de cantar e tocar para saudar as festas, as casas, as pessoas, os alimentos e os santos.

“Em outubro de 2017, após encontros de pesquisa sobre a congada, o grupo idealizou e realizou o I Rosário das Caixeiras que trouxe para o Largo do Rosário a homenagem à Nossa Senhora do Rosário e à memória das comunidades negras que outrora ocuparam este espaço para louvá-la com suas congadas, batuques, histórias e devoção, reverenciando o sagrado e as tradições ancestrais, passando a fazer parte de seu calendário tradicional de eventos”, conta Cristina Bueno, uma das integrantes.

O dia 12 de outubro, escolhido para a realização do Rosário, também celebra Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil: “muito homenageada por seus devotos com congadas e moçambiques, tornando-se assim um encontro repleto da força da devoção, de reafirmação da vida e da reexistência das tradições da cultura popular, sua sacralidade e extensão de paz”. (Carta Campinas com informações de divulgação)

II Rosário das Caixeiras das Nascentes
Quando: sexta, 12 de outubro, às 10h.
Onde: Largo do Rosário. Centro. Campinas.
Entrada gratuita