“A favorita”, de Yorgos Lanthimos

Em São Paulo – De 18 a 31 de outubro, acontece a tradicional Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Durante duas semanas, serão exibidos 336 títulos em diversos endereços, entre cinemas, espaços culturais e museus espalhados pela capital paulista, incluindo projeções gratuitas e ao ar livre.

A seleção faz um apanhado do que o cinema contemporâneo mundial tem produzido, além de apresentar tendências, temáticas, narrativas e estéticas. A 42ª Mostra é composta de seis seções: Apresentações Especiais, Homenagens, Restaurações, Competição Novos Diretores, Mostra Brasil e Perspectiva Internacional. Desde 2017, o evento também apresenta filmes de realidade virtual.

Entre os destaques estão os vencedores dos mais importantes festivais internacionais do mundo, como Berlim, Cannes e Veneza. Também fazem parte da lista 18 títulos indicados por seus países para disputar uma indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2019 — incluindo o brasileiro, “O Grande Circo Místico”, de Cacá Diegues.

“Roma”, de Alfonso Cuarón

“A favorita”, do cineasta grego Yorgos Lanthimos, será exibido na abertura do evento, que acontece dia 17, no Auditório Ibirapuera, em sessão para convidados. “Roma”, de Alfonso Cuarón, ganhador do Leão de Ouro no festival italiano, encerra a programação no dia 31, após a premiação.

Também destacamos entre os filmes premiados que serão exibidos na Mostra: “Não me toque”, da romena Adina Pintilie, vencedor do Urso de Ouro em Berlim, e “Uma terra imaginada”, de Siew Hua Yeo, de Cingapura, que levou o Leopardo de Ouro em Locarno, além de “Infiltrado na Klan”, de Spike Lee, e “A casa que Jack construiu”, de Lars von Trier. “Assunto de família”, do japonês Hirokazu Kore-eda, vencedor da Palma de Ouro em Cannes, também estará na seleção.

“Central do Brasil”, de Walter Salles

O cinema brasileiro também terá destaque durante a mostra. “Central do Brasil”, de Walter Salles, comemora 20 anos com a exibição de cópia restaurada, com a presença do diretor e parte do elenco. Também serão exibidas cópias restauradas de “O bandido da luz vermelha”, de Rogério Sganzerla, e “O bravo guerreiro”, de Gustavo Dahl, que comemoram 50 anos, além de “Feliz ano velho”, de Roberto Gervitz, que completa 30 anos.

A tradicional exibição ao ar livre, que acontece no dia 27, com projeção na parede externa do auditório do Ibirapuera, será do clássico “A caixa de Pandora” (1929), do alemão Georg Pabst, com Louise Brooks no papel de Lulu. A Orquestra Jazz Sinfônica fará o acompanhamento musical sob a regência do maestro Fábio Prado.

A artista multimídia Laurie Anderson, viúva de Lou Reed, assina o pôster da 42ª Mostra. A imagem mostra parte da instalação em realidade virtual “Chalkroom”, assinada por Laurie e pelo artista taiuanês Hsin-Chien Huang, que também será apresentada durante o evento.

A programação completa com mais informações pode ser vista no SITE OFICIAL da Mostra. (Carta Campinas com informações de divulgação)