Apenas um ano do gasto com salário de juízes no Brasil equivale a todo o investimento que o país faz em Ciência e Tecnologia durante 4 anos. Essa situação pode ser verificada no orçamento executado de 2017.

No orçamento de 2017, o Brasil gastou 1,26% com salários de juízes. É algo inimaginável, mas toda a estrutura para manter o Ministério de Ciência e Tecnologia e mais os investimentos da pasta no desenvolvimento tecnológico do país ficaram em 0,29% do orçamento executado.

Ou seja, se gastou com salário de juiz 4,3 vezes mais do que com todo o orçamento de Ciência e Tecnologia. É com certeza uma das raízes do subdesenvolvimento e desigualdade social do país. O Brasil vive um atoleiro judicial sem precedentes. É uma espécie de jurisprudência que mantém o país no subdesenvolvimento. O Brasil é um dos últimos colocados no ranking de patentes científicas e tecnológicas.

Para se ter uma ideia da extravagância, o salário médio anual de um juiz é tão alto no Brasil que equivale a ganhar na loteria anualmente.  Cada juiz do Brasil recebeu, em média, mais de R$ 0,5 milhão em 2017.

Veja mais: