O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) divulgou informação de que o Prefeito de Valinhos, Orestes Previtale (PSB) está violando a dignidade humana ao impedir que moradores tenha atendimento à saúde e impedindo que crianças do local usem ônibus escolar.

A ocupação, iniciada em 14 de abril na Fazenda Eldorado Empreendimentos Imobiliários Ltda, conseguiu liminar para ficar no local até que questões judiciais sejam resolvidas.

“O MST denuncia alguns crimes contra a dignidade humana que estão sendo cometidos pela Prefeitura: – Impedimento do uso do ônibus escolar pelas crianças do acampamento;
– Restrição de acesso a saúde pública, contrariando os princípios de universalidade do SUS, que obriga o atendimento independente da condição de comprovação de residência regular;
– Não disponibilização de consultas de pré natal para as gestantes, colocando em risco a saúde das mães e dos bebês;
-Restrição de acesso a serviços de assistência social, como o CRAS;
– Não fornecimento de água potável às famílias sem terra, que é direito universal” , dizem os trabalhadores.

Segundo ainda o MST, além de todas essas graves violações, “o prefeito tem utilizado os meios de comunicação locais para fazer acusações levianas e mentirosas sobre o Acampamento Marielle Vive!, chegando ao absurdo de dizer que os acampados são bandidos”.

Os tablhadores dizem que “embora os esforços para uma reintegração de posse para retirar as famílias do local, todas as tentativas foram barradas no judiciário. O que demonstra, inclusive, que os reais bandidos são aqueles que deixaram a fazenda improdutiva, não respeitando a Constituição Federal”. Ainda dizem que as ações do prefeito demonstram o preconceito, misturado com ódio de classe.

“Lembramos ainda que desde o primeiro dia da ocupação o Prefeito Orestes foi na entrada da fazenda exigir que as famílias se retirassem, o que demonstra o vínculo deste com a empresa e o extrapolamento de seu papel como prefeito”, relatam.

OutrosLados