“Pacto de Sangue”, Billy Wilder

O Circuito de Cinema do Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, traz no mês de setembro uma série de filmes como parte dos ciclos que acontecem regularmente no museu.

Os títulos são variados e vão desde filmes do diretor John Cassavetes, Walter Hugo Khouri e Jean-Luc Godard, até clássicos da história do cinema como “Pacto de sangue”, de Billy Wilder.

Destaque também para a exibição do documentário “Afastando Muros”, de Ana Petta, no Cineclube Outubro, e “Lute como uma menina”, de Beatriz Alonso e Flavio Colombini, como parte do ciclo Curadoria PES – Mídia e Ativismo.

A programação traz também filmes da Mostra Livre de Cinema – Mostra Competitiva Internacional de Longas-Metragens.

Todas as exibições são gratuitas e seguidas de debate. Veja abaixo mais detalhes de toda programação, com horários, dias de exibição e sinopse dos filmes.

Ciclo Sessão da tarde
Curadoria Andréa Reis

A CANÇÃO DO OCEANO
Terça-feira, 4 de setembro, 14h
Direção: Tomm Moore
Sinopse: O pequeno Ben sempre ouviu sua mãe contar histórias fantásticas. Mas, quando ela desaparece pouco depois de dar à luz a Saoirse, ele se torna amargo e não tem paciência com a criança, culpando-a por sua perda. Alguns acontecimentos irão mostrar que as histórias que ele ouvia podem ser reais e que sua irmãzinha é a chave para a sobrevivência de criaturas mágicas que estão em perigo. Animação legendada. Irlanda, 2014. Colorido, 94 min. Classificação indicativa: Livre.

ALBERT NOBBS
Terça-feira, 25 de setembro, 14h
Direção: Rodrigo Garcia
Sinopse: O garçom Albert Nobbs (Glenn Close) é, na verdade, uma mulher forçada a viver e a se vestir como homem para sobreviver em pleno século 19 na Irlanda. Após trinta anos mantendo a farsa e cultivando um sonho, um amor ameaça destruir tudo o que ela construiu.
Irlanda, 2011. Colorido,
113 min. Classificação indicativa: 14 anos.

Ciclo Cineclubista John Cassavetes
Curadoria Hamilton Rosa Junior

FACES
Terça-feira, 4 de setembro, 19h30
Direção: John Cassavetes
Sinopse: Richard Frost (John Marley) resolveu deixar sua esposa, Maria (Lynn Carlin), para se encontrar com a jovem Jeannie Rapp (Gena Rowlands), que conheceu recentemente em um bar. Maria, por sua vez, decide ir a uma boate, onde se deixa seduzir por um garoto de programa. EUA, 1968,129 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

A MORTE DE UM BOOKMAKER CHINÊS
Terça-feira, 18 de setembro, 19h30
Direção: John Cassavetes
Sinopse: Cosmo Vitelli (Ben Gazzara) é o dono de uma boate de striptease em Los Angeles. Sem dinheiro para pagar
uma alta dívida contraída no jogo de pôquer, Cosmo é obrigado pela máfia a matar um bookmaker chinês para quitá-la. Para cumprir sua tarefa Cosmo decide se infiltrar no submundo do crime e do jogo. .EUA, 1976,108 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

Terça-feira, 25 de setembro, 19h30
NOITE DE ESTREIA
Direção: John Cassavetes
Sinopse: Myrtle Gordon (Gena Rowlands) é uma famosa atriz de meia idade, que passa por uma crise de identidade por se sentir culpada pela morte de uma ardorosa fã na estréia de sua nova peça teatral. Myrtle passa a ver a mulher em alucinações e se recusa a aceitar o papel de uma mulher que envelhece. EUA, 1977,144 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

Ciclo Ficção Científica
Curadoria Claudia Amoroso Bortolato, Murilo Ramos A. S. Guimarães e Ricardo Biasoto Manacero

CONTATOS IMEDIATOS DO TERCEIRO GRAU
Quarta-feira, 5 de setembro, 19h30
Direção: Steven Spielberg
Sinopse: Em uma pequena cidade americana vive Roy Neary (Richard Dreyfuss), um chefe de família que, ao presentir a chegada de alienígenas, tem o seu comportamento alterado. Ele fica obcecado pela ideia e começa a investigar a situação, buscando o local de contato dos ETs. Como ele, diversas outras pessoas sentem a presença extraterrestre e rumam para o local do pouso da nave. Reino Unido/EUA, 1977, 135min. Não recomendado para menores de 12 anos.

Ciclo Cine 68

SEM DESTINO – Easy Rider (Original)
Sábado, 8 de setembro, 17h
Direção: Dennis Hopper
Sinopse: Em busca de sexo, drogas e rock and roll, Wyatt (Peter Fonda) e Billy (Dennis Hopper) são dois jovens que cruzam os Estados Unidos em suas motocicletas. No caminho vão encontrando personagens estranhos, como um advogado alcoólatra, George Hanson (Jack Nicholson). Um filme que é símbolo da contracultura dos anos 60 e da geração Nova Hollywood, que viria a revigorar o cinema americano nos anos 70. EUA, 1969,96 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

Cine Debate
Curadoria PES – Mídia e Ativismo

LUTE COMO UMA MENINA
Segunda-feira, 10 de setembro, 19h30
Direção: Beatriz Alonso e Flavio Colombini
Sinopse: O documentário conta a história das meninas que participaram do movimento secundarista que ocupou escolas e foi as ruas para lutar contra um projeto de reorganização escolar imposto pelo governador de São Paulo, que previa o fechamento de quase cem escolas. As meninas contam suas histórias enfrentando figuras de autoridade, desde a luta pela autogestão das escolas até a violência desenfreada da policia militar. Uma importante reflexão sobre o feminismo, o atual modelo educacional, e o poder popular. .Brasil, 2016, 76min. Classificação indicativa: Livre.

Mostra Livre de Cinema
MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL DE LONGAS-METRAGENS

KONI – Order for Above
Terça-feira, 11 de setembro, 14h
Direção: Ayeny T. Steve
Sinopse: Duas crianças se apaixonam durante a guerra no Norte de Uganda, mas são brutalmente separados. Uganda, Fic., 116 min. 2018. Classificação indicativa: 14 anos.

QUEM MORA LÁ
Terça-feira, 11 de setembro, 19h30
Direção: César Vieira, Conrado Ferrato, Rafael C.
Sinopse: Moradores de Boa Viagem no Recife são surpreendidos por uma ordem de despejo e decidem participar da ocupação de prédio abandonado. Brasil, Doc., 70 min. 2018. Não recomendado para menores de 14 anos.
BIA 2.0
Quarta-feira, 12 de setembro, 19h30
Direção: Cristiano Calegari e Lucas Zampieri
Sinopse: Um coração partido. Uma melhor amiga gótica. E um novo caminho para encontrar o amor e perseguir seus sonhos. Brasil, Fic., 90 min. 2018. Não recomendado para menores de 14 anos.

KABADIO – O tempo passa devargar, descalço
Quinta-feira, 13 de setembro, 14h
Direção: Daniel Leite
Sinopse: No coração de Casamança (região sul do Senegal), uma pequena aldeia muçulmana, o misticismo é o único escudo protetor. Brasil/Senegal, 90min. 2016. Não recomendado para menores de 14 anos.

AKO
Terça-feira, 18 de setembro, 14h
Direção: Nabi Gholizadeh
Sinopse: Numa grande feira no Teerã, todo produto tem uma história e todo vendedor tem um segredo. Ako não quer que ninguém saiba seu segredo. Irã, Fic., 82 min. 2017. Classificação indicativa: 14 anos.

Cineclube História do Cinema
Curadoria: Claudia Amoroso Bortolato

Sexta-feira, 14 de setembro, 15h
JEJUM DE AMOR
Direção: Howard Hawks
Sinopse: Rosalind Russel (Hildy Johnson) é uma repórter debochada e que não resiste a um bom furo jornalístico. Ela trabalha para o seu ex-marido que é editor do jornal, mas decide largar o trabalho para se casar com um corretor de seguros sem graça. Decidido a prender a ex-esposa por mais um tempo na redação, o cheio de ciúmes Walter Burns (Cary Grant) coloca nas mãos dela uma grande história jornalística, ao qual ele sabe que ela não resistirá. Assim ela acaba se estendendo no trabalho e os dois travam verdadeiros duelos verbais, sendo assistidos por figuras caricaturatas de redação de jornal: Mascadores de chicletes, fumantes inveterados e jogadores de pôquer. EUA, Preto & Branco, 1940,82 min. Não recomendado para menores de 12 anos.

RELIQUIA MACABRA (The Maltese Falcon)
Sexta-feira, 21 de setembro, 15h
Direção: John Huston
Sinopse: Um detetive particular (Humphrey Bogart) é procurado por uma mulher misteriosa (Mary Astor), que alega estar sendo ameaçada. Mas tanto o seu perseguidor quanto o homem encarregado de protegê-la aparecem mortos e tudo gira em torno de uma estátua de falcão de valor incalculável. Baseado no romance “The Maltese Falcon”, de Daniel Hammett .EUA, Preto & Branco, 1941,100 min. Não recomendado para menores de 12 anos.

PACTO DE SANGUE
Sexta-feira, 28 de setembro, 15h
Direção: Billy Wilder
Sinopse: Walter Neff (Fred MacMurray), um vendedor de seguros, é seduzido e induzido por Phyllis Dietrickson (Barbara Stanwyck), uma sedutora e manipuladora mulher, a matar seu marido, mas de uma forma que pareça acidente para a polícia e também em condições específicas, que façam o seguro ser pago em dobro (no caso, 100 mil dólares). EUA, Preto e Branco, 1944,107 min. Não recomendado para menores de 12 anos.

Cineclube Outubro

AFASTANDO MUROS
Sexta-feira, 14 de setembro, 19h
Direção: Ana Petta
Roteiro: Ana Petta, Paulo Celestino, Cauê Nunes e Amanda Cotrim
Produção: Cassandra Bullentini, Isaura Lemos e Samantha Mantovani
Sinopse: Cinema, docência e militância política se misturam na vida de Arnaldo Lemos. Professor há 56 anos e com 81 anos de idade, ele continua ensinando. Sua trajetória é incomum. Padre engajado nas lutas populares durante as décadas de 1960 e 1970, em certos momentos como protagonista, em outros enquanto coadjuvante, Arnaldo Lemos participou ativamente da história política e intelectual de nosso país, tanto no enfrentamento à ditadura militar dos anos de chumbo quanto na abertura do regime e construção da democracia. Educador por essência e militante por escolha, Arnaldo tornou-se, na maturidade, um contador de histórias. Brasil, 2018, 72 min. Não recomendado para menores de 12 anos.

Ciclo Diversidade Sexual
Curadoria Cineclube Purpurina

ENTRE OS HOMENS DE BEM
Sábado, 15 de setembro, 16h
Direção: Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros
Sinopse: Jean Wyllys é um corpo estranho em um Congresso Nacional de tendências cada vez mais conservadoras. Durante três anos, este documentário acompanhou os passos do deputado como porta-voz da causa LGBT, antenado a discussões políticas que transbordam de Brasília para as ruas e para as redes sociais. Brasil, 2018, 100 min. Não recomendado para menores de 16 anos.

IMO
Sábado, 15 de setembro, 19h30
Direção: Bruna Schelb Correa
Sinopse: Três mulheres, imersas em suas vidas diárias, são transportadas para uma realidade onírica, guiadas por suas memórias. Brasil, Fic., 66 min. 2017. Não recomendado para menores de 14 anos.

Ciclo Cine Mulher
Curadoria: Promotoras Legais Populares

PRECISAMOS FALAR SOBRE ASSÉDIO
Segunda-feira, 17 de setembro, 19h30
Direção: Paula Sachetta.
Sinopse: Durante a semana da mulher, uma van-estúdio parou em nove locais em São Paulo e no Rio de Janeiro para coletar depoimentos de mulheres que já foram vítima de algum tipo de assédio. Ao todo, foram 140 relatos de mulheres de 15 a 84 anos, de zonas nobres ou periferias das duas cidades, que nada têm em comum além de terem sofrido alguma violência. Brasil, 2018, 37min. Não recomendado para menores de 14 anos.

BAPTISMO DE TERRA
Quarta-feira, 19 de setembro, 19h30
Direção: Vanessa Ribeiro
Sinopse: Seis gerações portuguesas de emigração no Rio de Janeiro ao longo dos anos, o filme resgata a memória oral de histórias inspiradoras sobre a diáspora. Brasil/Portugal, Doc, 100min. 2017 Não recomendado para menores de 14 anos.

BEHIND THE BLUE DOOR
Quinta-feira, 20 de setembro, 14h
Direção: Mariusz Palej
Sinopse: A aventura começa para Lucas quando ele e sua mãe partem para uma viagem de férias. A alegre viagem é subitamente interrompida por um acidente de carro. Polonia, 92 min. 2016. Não recomendado para menores de 14 anos.

Ciclo “Revisão do Cinema Brasileiro”
Curadoria: Ricardo Pereira

Sexta-feira, 21 de setembro, 19h30
NOITE VAZIA
Direção de Walter Hugo Khouri
Sinopse: Em busca de prazer, dois amigos contratam os serviços de duas prostitutas. Após uma noite repleta de luxúria, aos poucos todos vão revelando suas angústias e aflições, culminando em sentimentos de tédio e amargura. Brasil, 1964. Preto e Branco, 93 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

CineInverte
Mostra O Cinema LatinoAmericano Contemporâneo – A Metrópole São Paulo documentada

Sábado, 22 de setembro, 17h
ERA O HOTEL CAMBRIDGE
Direção:Elian Caffé
Sinopse: O filme nos mostra a situação incomum dos desabrigados e refugiados que se espremem em um prédio abandonado no centro de São Paulo, no Brasil. Brasil, 2016, 99 min. Não recomendado para menores de 12 anos.

Cineclube Poeira
Curadoria João Antonio Buhrer / Carlos Tavares

Ciclo “ENCONTRANDO GOD-ART”
Sábado, 22 de setembro, 19h30
O “BANDE À PART”
Direção: Jean-Luc Godard
Sinopse: Arthur (Claude Brasseur), Odile (Anna Karina) e Franz (Sami Frey) formam o triângulo do filme. Franz é um rapaz boa pinta que conhece Odile em uma aula de inglês. Ela vive em Joinville e conta para o jovem que o seu patrão guarda uma fortuna no quarto. Interessado pela grana, Franz resolve falar com seu amigo Arthur, que está devendo dinheiro para o tio. Os dois rapazes vão seduzir a moça e tentar convencê-la a auxiliar no roubo. França, 1964, 97min. Não recomendado para menores de 14 anos.

Ciclo Mensal CATAVENTO
PÚLPITO E PARLAMENTO
Segunda-feira, 24 de setembro, 19h30
Direção: Felipe Neves
Sinopse: De uma pequena família da periferia de São Paulo ao Congresso Nacional, um documentário sobre como o discurso político nasce, cresce e se fundamenta entre os evangélicos. Nesse caldeirão religioso, o filme encontra um pregador de rua, militantes pela intervenção militar, apoiadores da causa LGBT, defensores dos direitos humanos e parlamentares que levam a crença às últimas circunstâncias.
Brasil, 2015, 67min. Não recomendado para menores de 12 anos.

Ciclo Cinema / Filosofia
Tema Filosófico: Fabricar Fobias
Curadoria Roberta Klink

Quarta-feira, 26 de setembro, 19h30
LARANJA MECÂNICA
Direção: Stanley Kubrick
Sinopse: No futuro, o violento Alex (Malcolm McDowell), líder de uma gangue de delinquentes que matam, roubam e estupram, cai nas mãos da polícia. Preso, ele recebe a opção de participar em um programa que pode reduzir o seu tempo na cadeia. Alex vira cobaia de experimentos destinados a refrear os impulsos destrutivos do ser humano, mas acaba se tornando impotente para lidar com a violência que o cerca. Laranja Mecânica é baseado na obra literária de Anthony Burgess. . Reino Unido, EUA, 1971,136 min. Não recomendado para menores de 16 anos.

Ciclo Diversidade Cultural, outras linguagens; outros olhares
Curadoria Adriano de Jesus

SUSHI DO LADO LESTE – SUSHI A LA MEXICANA
Sexta-feira, 28 de setembro, 19h30
Direção: Anthony Lucero
Sinopse: O filme “Sushi a La Mexicana” conta a estória de Juana, uma mãe latina, que pode cortar e cortar qualquer coisa com grande velocidade e precisão. EUA , 2014, 146 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

O AVENTAL DE LILI
Sábado, 29 de setembro, 17h
Direção: Marianno Galperin
Sinopse: É uma história de amor entre Ramón e Lili e as suas peripécias para sobreviver numa Argentina mergulhada na crise. Tudo começa quando Ramón, depois de trabalhar oito anos como “chef” de um renomado restaurante, é demitido sumariamente. Argentina, 2004,90min. Não recomendado para menores de 14 anos.

Museu da Imagem e do Som – Campinas
Palácio dos Azulejos
Rua: Regente Feijó, 859 – (19) 3733 8800
Entrada gratuita (32 lugares)