Quando a velhice bate à porta da existência, qual seria o melhor remédio? O encontro com as linguagens artísticas pode ser um exímio elixir. Não à toa, esse pensamento se tornou o mote da Mostra Sentidos: A Longevidade na Arte, que passará por 38 unidades do Sesc no Estado. Na de Campinas, a plateia apreciará o espetáculo Los Que Vinieron Antes, da Cia. La Laura Palmer (Santiago/Chile), encenado pela primeira vez no Brasil. A montagem será apresentada na próxima quarta (3), no Teatro do Sesc Campinas, em dois horários: às 15h, com entrada gratuita, e às 20h, com ingressos que custam entre R$ 5,00 e R$ 17,00 (adquiridos no Portal do Sesc ou nas bilheterias da Unidade).

O mote do espetáculo em cartaz em Campinas está intimamente ligado às diretrizes da Mostra que busca despertar, por meio dos múltiplos sentidos provocados pela arte, um olhar mais profundo sobre a temática do envelhecimento a partir dos 60 anos.

Baseado no teatro documentário, o espetáculo não possui um texto tradicional; é construído através de entrevistas e momentos reais que colocam na cena principal um neto e seus avôs.

Três homens que se reúnem pela primeira vez para conversar em uma mesa, revisando os momentos que os levam a ser o que são. Os espectadores são convidados a sentarem-se à mesa, compartindo o instante que inicia uma refeição em família, sendo testemunhas deste encontro.

O espetáculo é um percurso onde uma série de objetos são expostos – como um museu do cotidiano. Vestígios que representam cenas relevantes da vida dos homens que viveram em outra época. Alguns destes objetos foram guardados com um objetivo claro, outros simplesmente guardados.

“A partir dessa situação, o público é convidado a compartilhar os relatos e ser testemunha desse encontro familiar em que se discute questões importantes, como o que ocorre com um homem que vive somente para o trabalho quando se aposenta e como viver quando se tem certeza da proximidade da morte”, conta o ator Italo Gallardo, que também assina a direção e a dramaturgia do espetáculo. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Direção: Ítalo Gallardo / Dramaturgia: Ítalo Gallardo, Pilar Ronderos, Jorge Arecheta / Asistente de Direção: Pilar Ronderos Produção: Mónica Drouilly / Elenco: Italo Gallardo, Miguel Gallardo, Manuel Betancourt / Iluminação: Cristián Matta