O feriado do dia 7 de setembro terá diversas atrações musicais no Sesc Campinas.

O grupo Flor de Aguapé apresenta seu primeiro CD que leva o nome do grupo na sexta-feira, 7, às 16h30, na Área de Convivência. Lançado no segundo semestre de 2017, com patrocínio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAc), pelo qual foi selecionado entre mais de 200 projetos, o CD traz canções inéditas de compositores e letristas do interior de São Paulo, como João Camareiro em parceria com Paulo César Pinheiro, Rui Kleiner e Iury Reis, Iara Ferreira e Glauber Seixas, entre outros.

A direção musical é do pianista/ acordeonista/ compositor e arranjador Paulinho Leme e também conta com a participação especial de Alexandre Ribeiro. “Flor de Aguapé” aposta na linguagem do choro, mais especificamente do choro cantado, com arranjos minuciosos, que buscam valorizar a tradição do gênero bem como inovar a partir das referências do grupo. Formado por Jacque Falcheti na voz, Leonardo Freitas no piano, Alexandre Peres no cavaco e Ricardo Perez no pandeiro, o show traz ritmos como o samba-choro, choro canção, valsa, maxixe, dentre outros que permeiam o gênero choro, com poesias e interpretações ímpares. A entrada é gratuita.

Já no sábado (8), Filpo Ribeiro e a Feira do Rolo se apresentam no Jardim do Galpão, às 16h30. O coletivo surgiu da necessidade do músico Filpo Ribeiro em dar continuidade à sua pesquisa em torno do universo da rabeca, processo iniciado com o grupo Pé de Mulambo. Com o fim deste último, juntou-se ao músico e produtor paulistano Marcos Alma (com quem já havia produzido os dois CDs do Pé de Mulambo) para iniciar o novo projeto. A formação ficou completa com a chegada dos paraibanos Guegué Medeiros e Diogo Duarte. O trabalho é essencialmente autoral, tendo ainda releituras de canções de domínio público e de artistas consagrados como Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Zé Ramalho e Alceu Valença. A sonoridade explora os timbres de instrumentos peculiares como a rabeca, viola de 10 cordas dinâmica, trompete e pífanos, acompanhados por zabumba, triângulo e baixo. As composições e arranjos se inspiram em gêneros que marcaram a formação musical de Filpo Ribeiro, sobretudo alguns ritmos nordestinos como o forró, coco, o repertório das bandas de pífano, samba de roda, e outros mais ligados à cultura caipira e caiçara do sudeste, como o fandango caiçara, reiada (folia de reis), romaria do divino e lundus do norte mineiro.

O primeiro CD, intitulado “Contos de Beira D’água” tem seu lançamento em 2017, com músicas de Filpo, Marcos, Guegué além de parceiros como o paraibano Ricardo Ribeiro, o fandangueiro caiçara Vlad (de Cananéia/SP) e o cantor e compositor recifense Nilton Júnior, do grupo Coco de Toré Pandeiro do Mestre. O disco foi contemplado pelo edital ProAc da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, resultando, além da gravação, em atividades como shows de lançamento e oficinas por diversas cidades. A versatilidade dos músicos é um dos elementos que abre um interessante leque de possibilidades sonoras. Nos shows e principalmente no CD, os músicos se revezam em vários instrumentos: Filpo canta e toca rabeca, viola, marimbau, pífano, violão e guitarra; Marcos Alma que é pianista de formação, toca baixo, rhodes, banjo-cavaco, guitarra; Guegué toca zabumba, “percuteria” e bateria; Diogo Duarte, trompetista de ofício, toca triângulo, pífano, trompete e ainda assume alguns vocais ao longo do show.

A entrada também é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)