Em uma entrevista para o jornal Folha de S.Paulo, o ex-presidente do PSDB, Tasso Jereissati, teve um surto de sinceridade.

O pano de fundo da entrevista é o reconhecimento implícito de que Geraldo Alckmin, candidado do PSDB à Presidência da República, já perdeu a eleição e está fora do segundo turno.

Mais que isso, pela primeira vez, desde 1994, um candidato tucano não vai disputar o segundo turno presidencial.

E porque o PSDB já está fora do segundo turno depois de 24 anos e 6 eleições seguidas?

Segundo Tasso, o partido cometeu um conjunto de erros memoráveis. O primeiro foi questionar o resultado eleitoral em 2014, quando Dilma Rousseff (PT) ganhou as eleições.”Começou no dia seguinte (à eleição). Não é da nossa história e do nosso perfil. Não questionamos as instituições, respeitamos a democracia”, disse. Antes tarde do que nunca.

Para ele, o segundo erro foi votar contra princípios básicos dos próprios tucanos. “Sobretudo na economia, só para ser contra o PT. Mas o grande erro, e boa parte do PSDB se opôs a isso, foi entrar no governo Temer. Foi a gota d’água, junto com os problemas do Aécio (Neves). Fomos engolidos pela tentação do poder”, afirmou.

Em resumo, em 2014 o PSDB não reconheceu a derrota para Dilma, mas em 2018 já reconheceu a derrota antes do resultado. (Susiana Drapeau)