Auditório da ADunicamp

O candidato à Presidência da República, Guilherme Boulos (PSOL), em entrevista exclusiva para à Plataforma Carta Campinas, afirmou que a democracia brasileira precisa de mais participação da população.

Para Boulos, que participou de uma sabatina no Auditório da ADunicamp (Associação dos Docentes da Unicamp), essa falta de participação faz com que o Brasil tenha um dos congressos mais demoralizado da história republicana. O evento foi promovido pelo  Movimento pela Ciência Tecnologia Pública (MCTP)

“Democracia não pode ser só uma relação entre instituições, precisa ser uma relação com a sociedade. Precisamos de uma refundação democrática no Brasil, mais do que uma reforma política”, afirmou.

Para ele, é preciso ter um grau de participação popular, que hoje não existe, com plebiscitos, referendos, com formas de decisão direta. “Precisamos radicalizar e aprofundar a democracia brasileira, trazer o povo para o centro das decisões. As instituições precisam ser pressionadas de fora para dentro.  Ninguém abre mão dos seus privilégios voluntariamente”, ressaltou.

Ele disse que há uma distorção no sistema que impede mudanças e lembrou que quando o presidente Lula tinha mais de 80% de aprovação, o PT tinha 15% de representação parlamentar.

Veja abaixo o vídeo desta parte da entrevista. E veja também a  primeira da entrevista  neste link.  E tamem a terceira parte da entrevista, em que fala do eleitorado de Bolsonaro.