Michelangelo, detalhe teto da Capela Sistina

Cento e setenta e três integrantes da Cia Florada, do Grupo Primavera, participam do espetáculo Michelangelo Buonarroti, a ser apresentado em outubro no Teatro Municipal José de Castro Mendes, em Campinas/SP. Nos dias 3 e 4, as sessões serão às 9h30 e 14h30, voltadas exclusivamente para a rede pública de ensino, e, nos dias 2 e 4, as sessões serão às 20 horas para público em geral. Os ingressos gratuitos devem ser retirados na bilheteria do teatro, com uma hora de antecedência.

O musical, com uma hora e quinze minutos de duração e indicação livre, contará a história do pintor, escultor, arquiteto e poeta italiano, nascido em 6 de março de 1475, na atual região da Toscana, que criou obras conhecidas mundialmente pela beleza artística, como a pintura de teto da Capela Sistina, no Vaticano, e as esculturas em mármore David e Pietà. Para apreciação do público, além do musical, estarão expostos no hall do teatro os trabalhos artísticos desenvolvidos pelos assistidos do Grupo Primavera nas oficinais de trabalhos manuais e artes visuais.

Segundo Sandra Zuliani, coordenadora artística do Grupo Primavera, o espetáculo é o resultado de um trabalho com mais de 8 meses de duração que exigiu muito esforço e apoio, culminando em vários ensaios na própria sede da organização social, para ser encenado com desenvoltura pelas crianças e jovens em um palco de importância como o Castro Mendes. “Será um lindo musical, a exemplo dos espetáculos anteriores que o nosso público fiel já teve a oportunidade de prestigiar. O tema deste ano foi escolhido porque queríamos prestigiar esse relevante artista e ampliar o universo cultural dos participantes”, diz Sandra.

O Grupo Primavera é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que recebe crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos do entorno do Jardim São Marcos, Campinas, para atendê-las em programas de educação complementar, cultural e profissional. Classificada como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, a entidade – fundada em 1981 –, atende hoje cerca de 500 meninas e meninos, além de seus familiares. O ingresso no Grupo Primavera segue critérios como perfil socioeconômico vulnerável e a necessidade dos atendidos estarem matriculados na rede pública de ensino. Em seus 37 anos de existência, a instituição já atingiu a marca de 11 mil crianças, adolescentes e jovens por meio de seus programas, com o objetivo de minimizar os riscos sociais aos quais estão expostos, capacitando-os e trabalhando para torná-los membros ativos na sociedade. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Espetáculo Michelangelo Buonarroti
Datas: 2 e 4 de outubro (terça e quinta-feira)
Horário: 20 horas
Local: Teatro Municipal José de Castro Mendes (Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial, Campinas/SP).
Ingressos gratuitos: devem ser retirados na bilheteria do teatro, com uma hora de antecedência.
Patrocínio: Unimed Campinas; DHL Logistics Brasil Ltda; TozziniFreire Advogados; Teixeira e Silva Advogados; Pastifício Selmi S/A; Solenergias Comercializadora de Energia S/A; Buckman Laboratórios Ltda; e Ci&T Software S/A (por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Pronac) – 175782)
Realização: Grupo Primavera e Ministério da Cultura
Direção artística: Sandra Ciocci