No próximo domingo, dia 23 de setembro, será realizado o 1º Encontro de Ciclistas de Campinas e Região, das 9h às 17h, no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim. O evento contará com palestras sobre vários temas relacionados ao mundo do ciclismo, além de food trucks, atividades para as crianças, música, expositores de marcas e acessórios de bicicletas e outros. Quem desejar, também poderá aproveitar o dia para pedalar nas trilhas do parque.

Distribuídas ao longo do dia, as palestras com especialistas abordarão vários temas, como mecânica emergencial, cicloturismo, primeiros socorros e provas de longa distância. “Queremos proporcionar um dia agradável com informações e convívio entre os grupos de ciclistas de Campinas e região e para as pessoas que gostam de bicicleta. O evento é aberto para todos”, convida Antônio Ribas, idealizador do projeto.

Ao longo do dia, o evento terá também atividades para todas as idades, como a participação do Bike Anjo Campinas. Contando com uma rede de ciclistas experientes e voluntários, o projeto ajuda as pessoas a pedalar, bem como a utilizar a bike como meio de transporte e com mais segurança. O Bike Anjo também promoverá o desafio “bike lenta”, no qual ganhará um prêmio quem fizer o trajeto estipulado mais devagar, ou seja, em mais tempo.

A Emdec levará um minicircuito de trânsito para as crianças se divertirem e aprenderem regras básicas de segurança nas ruas, além de realizar jogos pedagógicos e ação que conscientiza sobre os risco de beber e dirigir. Quem também marcará presença é o Projeto KB2 – Olhos que guiam, que promove inclusão social e incentivo ao ciclismo para pessoas com deficiência visual. O evento terá ainda a participação de um grupo de ciclistas colecionadores que irão expor algumas de suas bikes antigas.

O Encontro é uma organização do Bikers Group Campinas, formado pelos grupos Bike Anjo, Bad Boys, Campinas Bike Club, Domingueiras Bike, Eco´s Bikers, Pangas Bikers, Pangarés, Pé na Estrada e Pedal da Dona Onça. O evento tem o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo e da Secretaria de Transportes, da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e Praça do Coco.

Doação de alimento
A entrada é franca, mas a organização sugere a doação de um quilo de alimento não perecível. A arrecadação será destinada ao Banco Municipal de Alimentos de Campinas, que atende 120 entidades assistenciais. (Carta Campinas com informações de divulgação)