No dia 31 de agosto, sexta-feira, às 20h, o Grupo Fora do Sério apresenta o espetáculo Ferramentas Da Casa Quebrada no Teatro do Sesc Campinas. O espetáculo é uma adaptação do conto “Kótin, o provedor, e Platonida”, do escritor russo Nikolai Leskov, com direção de Jonas Golfeto.

Em uma pequena cidade da Rússia, no século XIX, a história de Konstantin Pizónski vai ao encontro de Platonida Andrêievna, em uma narrativa que trata de temas polêmicos para a época e, ao mesmo tempo, tão atuais.

No espetáculo, as atrizes Isabela Graeff, Míriam Fontana e Renata Martelli revezam-se entre narradoras e personagens para encenar esta obra do século XIX em uma adaptação envolvente que aborda temas como intolerância religiosa, machismo e misoginia, debate sobre gênero, abuso e violência.

Para Míriam, que integra o grupo Fora do sério desde sua fundação, o desenrolar da trama teve um valor muito especial. “A história me causou um impacto tão grande pela concisão, contundência e beleza da linguagem que me lancei ao trabalho de levar o conto ao público na expectativa de que a história também provocasse no espectador as emoções, sentimentos e pensamentos que me povoaram”, comenta. Jonas Golfeto acredita que a expectativa sobre a opinião dos espectadores é sempre inesperada nessa arte. “A reação das pessoas é imprevisível, intangível, e esse mistério faz com que os artistas desfrutem intensamente a performance teatral no ato presente em que ela acontece”, explica. A apresentação em Campinas é um evento especial para o grupo de teatro, que surgiu em 1988 na Unicamp. Após 30 anos, o Fora do sério comemora o retorno à cidade para apresentar “ferramentas da casa quebrada” em seu aniversário. “Campinas é muito especial para nós e a felicidade em trazer essa peça elaborada com carinho e sofisticação para a cidade que nos lançou é imensa. Só temos a agradecer”, comenta Míriam.

Adaptação do conto “Kótin, o provedor, e Platonida” de Nikolai Leskov / Tradução: Denise Sales / Dramaturgia: Grupo Fora do sériO / Direção: Jonas Golfeto / Concepção e Atuação: Isabela Graeff, Míriam Fontana e Renata Martelli / Direção Musical: Maestro Sergio Alberto de Oliveira / Cenografia e Cenotécnica: Jair Correia / Figurino e Maquiagem: Dino Bernardi / Iluminação: Jonas Golfeto / Montagem e Operação de Luz: João Zanon Batista / Modelagem e Costura: Zezé Cherubini / Luthiers: João Bisinoto e Eliana Paula de Oliveira / Produção Executiva: Jair Correia e Míriam Fontana

Os ingressos variam de R$ 5 a R$ 17 e estão à venda nas Unidades ou pelo Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)