A Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, de Porto Alegre, apresenta dois espetáculos misturando música, dança e canto. Na terça (4), às 20h, no Espaço Arena do Sesc Campinas, acontece a Desmontagem Evocando Os Mortos – Poéticas Da Experiência. A obra refaz o caminho do ator na criação de personagens emblemáticos da dramaturgia contemporânea. Constitui um olhar sobre as discussões de Gênero, abordando a violência contra a mulher em suas variantes, questões que passaram a ocupar centralmente o trabalho do grupo. A entrada é gratuita e basta retirar o ingresso na Central de Atendimento com 2 horas de antecedência.

Já na quarta (5), às 16h, em frente à Catedral Metropolitana, acontece a céu aberto o espetáculo Caliban – A Tempestade De Augusto Boal. O teatro de rua é baseado em “A Tempestade”, do dramaturgo e teórico brasileiro Augusto Boal (1931 – 2009). Escrita pelo autor no exílio em 1974, em um momento marcado por ditaduras na América Latina, a peça é uma resposta ao texto original de William Shakespeare e ao pensamento do cubano Retamar para questionar a exploração da América do Sul pelo colonialismo europeu e para discutir a postura neocolonialista dos Estados Unidos.

Através da mescla de movimentos de coro com ações acrobáticas, além das cenas de humor e personagens clownescos, o enredo é visto pela perspectiva de Caliban, metáfora dos seres humanos originários da América que foram dizimados e escravizados pelos colonizadores, representados pelo personagem Próspero. A criação investiu pesado num movimento de 100% de dinamismo cênico, com personagens excêntricos, adereços, figurinos com máscaras e bonecos.

A entrada também é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)