Instigada pelo provérbio judeu: “O que é mais verdadeiro que a verdade? Uma história”, a escritora Katia Pessanha resolveu vasculhar o passado cheio de memórias de seus antepassados para conceber uma ficção. O resultado é o romance histórico Marrana! Amor e Intolerância em Tempos de Inquisição (Primavera Editorial, 300 páginas), que será lançado na quinta-feira (23/8), às 19h, na Livraria Cultura do Iguatemi Campinas. O lançamento também contará com a palestra Marrana, origens e propósito do romance, ministrada pela autora. Os exemplares estarão à venda por R$ 39,90.

Para escrever o romance, a autora revisitou o período sombrio da Inquisição, bem como a perseguição aos marranos, judeus convertidos ao Cristianismo, que, ocultamente, mantiveram a fé inabalável. A concepção do livro levou seis anos de gestação. “Os cursos de cultura judaica e de história judaica na UNIBES (antigo Centro da Cultura Judaica) foram fundamentais para a minha pesquisa, que foi ampliada com as vivências em Lisboa e no México, as visitas às sinagogas sefarditas na Espanha, na Itália e no Oriente, além do mergulho no tema com o apoio de estudiosos e de fontes em Amsterdã”, destaca Katia.

Para a autora, o livro tem sustentação em três pontos: suspense, romance e mistério. “Marrana! desvenda as origens de boa parte dos portugueses que vieram para o Brasil durante o período colonial enquanto mostra curiosos aspectos do cotidiano daquela época ilustrados por obras de pintores holandeses como Rembrandt e Vermeer. Da mesma forma, aborda o tema da intolerância e resgata a força e a coragem das mulheres daquele período”, destaca.

Ambientado na Europa do século XVII, o primeiro volume da saga tem como personagem principal Catarina de Leon, uma comerciante judia. “Em busca de seu filho desaparecido, Catarina é forçada a deixar a segurança de sua comunidade em Amsterdã e a arriscar a vida ao retornar às terras de onde seus ancestrais fugiram, na Península Ibérica, perseguidos pela Inquisição por serem marranos. Ela enfrenta a oposição de sua comunidade, mas contará com o apoio de Emanuel Torres, seu sócio”, conta a autora.

Para auxiliar o leitor a se tornar um dos personagens de Marrana!, a escritora lança mão de duas ferramentas sensoriais que acompanham o livro: QR Code com músicas que fazem alusão à trama, algumas interpretadas por Fortuna (cantora de origem judaica), e uma fragrância exclusiva desenvolvida por Lili’Scent Marketing Olfativo e Quorum Essencias, que concede um aroma peculiar às páginas durante a leitura.

“Tenho o desejo de levar as pessoas a uma viagem sensorial por meio do tempo. A fragrância e as músicas ajudam o leitor a mergulhar no ambiente da época e em uma história com alta carga dramática, intensificando as emoções e tornando a leitura uma experiência sensorial mais completa. O uso do recurso olfativo na leitura do livro aguça o vínculo do leitor com o livro e deixa gravados – em sua memória olfativa – trechos da história”, conta. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Palestra e lançamento do livro Marrana! Amor e Intolerância em Tempos de Inquisição, de Katia Pessanha
Quando: Quinta-feira (23/8), às 19h
Onde: Livraria Cultura do Iguatemi Campinas (Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina, Campinas/SP)
Quanto: R$ 39,90 (exemplar acompanhado pela fragrância)