Nos dias 1 e 2 de setembro, na Estação Cultura de Campinas, será realizada a Festa das Nações. Contando com a participação de 16 países, a festividade mostrará a diversidade cultural dos povos por meio da culinária, dança, música e artesanato. O evento está sendo retomado depois de mais de dez anos. No dia 1 de setembro (sábado), a festa acontece das 10h às 22h. No dia 2 (domingo), das 10h às 20h.

A gastronomia e costumes de 16 países estarão representadas no evento, com a participação do Brasil, Alemanha, Bélgica, China, Japão, Chile, Espanha, Peru, México, Itália, Portugal, Haiti, Países Árabes, França, Estados Unidos e Reino Unido.

A Festa das Nações é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, por intermédio dos departamento de Cooperação Internacional e de Turismo, e conta com o apoio de vários consulados e comunidades estrangeiras. “A colônia chilena sempre participou da Festa das Nações da cidade. A última foi realizada em 2005 e estamos felizes com a volta desta festa, que é um momento de alegria e convivência entre várias comunidades. É uma oportunidade também para os imigrantes mostrarem sua cultura e culínária. Esperamos por uma grande presença da população de Campinas”, convida Berta Rosas, do departamento cultural do Consulado Honorário do Chile em Campinas.

Um dos destaques da Festa das Nações é a viagem gastronômica com uma variedade de pratos típicos dos países participantes que terão preços acessíveis de R$ 5,00 a R$ 25,00. A parte cultural terá várias apresentações dos países participantes ao longo dos dois dias.

A entrada é gratuita, mas a organização sugere a doação de um quilo de alimento não perecível. Os produtos arrecadados serão entregues ao Banco de Alimento de Campinas, que atende 120 entidades cadastradas e cerca de 27 mil pessoas. (Carta Campinas com informações de divulgação)