O violeiro paulista Fábio Porte se apresenta neste sábado (4), às 16h30, na Área de Convivência do Sesc Campinas. O músico acaba de realizar um trabalho inédito sobre a obra de um dos principais compositores brasileirões, o pianista Ernesto Nazareth. Apaixonado pela música de Nazareth, sobretudo o Choro, Porte adaptou várias de suas composições para serem executadas na viola caipira. O resultado deste cuidadoso trabalho de pesquisa e estudo é o projeto Choro Caipira, que acaba de ser finalizado e está pronto para ser apresentado ao público.

Além da inovação, este novo trabalho mostra a originalidade e versatilidade da viola caipira como instrumento de composição, execução e acompanhamento. Além dos grandes sucessos de Nazaré, o repertório traz canções menos conhecidas, incluindo maxixes, choros, lundus, sambas e valsas como: Ouro Sobre Azul, Catrapus, Furinga, Nenê, Brejeiro, Escovado, Primorosa, Batuque , Matuto e Suculento entre outras.

Profissionalmente, esse projeto marca uma nova etapa na carreira artística do violeiro que já pensa em novos projetos semelhantes a este. “Gostei tanto da experiência, que já tenho em vista novos trabalhos de adaptação da obra de grandes compositores brasileiros como Pixinguinha, João Pernambuco, Zequinha de Abreu entre outros”, explica. Inicialmente, o espetáculo “Choro Caipira” foi idealizado para viola caipira, mas entusiasmado com o resultado musical e percebendo o potencial artístico do projeto, Fabio Porte buscou apoio de um violão de sete cordas, convidando o violonista Fabio Henrique R. Alves , o baixo acústico de Isaías Amorim e a percussão de Jonatan Carvalho Goes.

A entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)