Acontece no dia 8 de agosto, a partir das 19h, na Torta – espaço cultural independente localizado no centro de Campinas -, a abertura da exposição ‘Narrativas Deslocadas’, da artista campineira Valéria Menezes, e o lançamento do ‘PIRANHAZINE’, uma publicação de autoria coletiva das artistas Alice Porto, Ana Tomimori, Andrea Mendes, Bronagh Link Ryan, Caro Oriz, Laura Sôro, Mascha Illich e Paula Monterrey. O evento abre a programação paralela da 3ª. edição da Feira SUB de arte impressa e publicações independentes que este ano acontece no dia 15 de setembro de 2018, das 11h às 21h, na Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’ em Campinas.

‘Narrativas Deslocadas’ é um projeto que a artista Valeria Menezes iniciou em 2014 com desenhos labirínticos em papel e que ao longo do tempo foram ocupando paredes e outros suportes. Para a exposição, a artista vai trazer uma proposta que aproxima artes visuais e literatura. Os visitantes da exposição poderão participar do trabalho criando narrativas, textos, frases, palavras ou desenhos que serão parte de um livro de artista que será finalizado após o período de exposição.

“Os desenhos labirínticos vêm de uma ideia de sobrepor desenhos até que os desenhos criem linhas/labirinto. Uma imagem confusa criada a partir de imagens bem definidas. Os desenhos utilizados nesse projeto são compostos por animais, híbridos e plantas. Fazendo uma referência à natureza e toda sua diversidade, imaginando um mundo onde as plantas e animais se entrelacem de maneira a criar novas espécies”, conta Valéria Menezes.

Para o lançamento do zine de autoria coletiva das artistas Alice Porto, Ana Tomimori, Andrea Mendes, Bronagh Link Ryan, Caro Oriz, Laura Sôro, Mascha Illich e Paula Monterrey, haverá a apresentação da publicação por meio de uma instalação artística e a realização de uma ação performativa junto ao público. A publicação independente PIRANHAZINE tem autoria compartilhada por artistas nacionais e internacionais.
“O PIRANHAZINE é uma ação em cardume, aglomeração de quereres, organização de vozes, acumulação de discursos. Quem inventou o humanismo e porque me tratam como animal? A piranha responde com dentada”, provocam as autoras.

A Feira SUB é uma feira anual de Arte Impressa e Publicações Independentes que acontece pela terceira vez em Campinas e é uma referência para o segmento, fazendo parte, inclusive, do calendário oficial das feiras independentes do país. São mais de 70 expositores que apresentam trabalhos que circulam fora do meio editorial tradicional e inclui: livros, zines, livros de artista, revistas, xilogravuras, pôsteres, ilustrações, fotografias, além de uma infinidade de produtos impressos que têm como características a produção com pequena tiragem e alto valor artístico. A entrada é gratuita.

“Além da qualidade e potência artística dos trabalhos, procuramos trazer diversidade à Feira, equilibrando as várias possibilidades de linguagens, técnicas de impressão e formatos da produção independente”, afirma Marcela Pacola, uma das idealizadoras e curadoras da feira e sócia do The MIX Bazar, realizador da Feira SUB. “Uma das novidades deste ano é a Residência SUB, um projeto de residência artística com foco em livros de artista, resultado da parceria entre a Feira SUB e o Coletivo Contracouchê das artistas Ludmila Porto e Lilian Walker que coordenam o projeto. O resultado do trabalho artístico dos quatro artistas residentes – que começou em março e vai até setembro – será apresentado na edição de 2018 da Feira’, complementa. A Residência tem apoio da Fedrigoni Brasil Papéis e do Laboratório de Gravura do Instituto de Artes da Unicamp.

Além da realização da Feira, acontece uma série de eventos paralelos, ao longo dos meses de agosto e setembro, tais como exposições, bate-papos, oficinas, encontros literários, palestras e workshops, em vários espaços independentes da cidade de Campinas, como parte da programação da Feira SUB 2018. A programação completa está sendo construída e divulgada na página da Feira SUB no Facebook.

A Feira SUB é uma realização do The MIX Bazar e conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Campinas.

O The Mix Bazar (TMB) é um projeto que trabalha com economia criativa, consumo sustentável e economia colaborativa e se manifesta através da moda sustentável, da arte e do design. O TMB é também um espaço alternativo plural onde acontecem cursos, workshops, exposições e eventos culturais. Tem como propósito estimular a economia criativa por meio da valorização da produção autoral e local, e tem como principais pilares Pessoas-Sustentabilidade-Economia Criativa. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exposição Narrativas Deslocadas | Valéria Menezes
Abertura: 8 de agosto, às 19h.
Exposição: de 8 de agosto a 16 de setembro de 2018
Local : Torta (Rua Duque de Caxias, 537, Centro, Campinas, SP
Visitação agendada pelo [email protected]
Entrada gratuita.

PIRANHAZINE
Autoria coletiva: Alice Porto, Ana Tomimori, Andrea Mendes, Bronagh Link Ryan, Caro Oriz, Laura Sôro, Mascha Illich e Paula Monterrey.
Lançamento: 8 de agosto, às 19h.
Entrada gratuita.
Local : Torta (Rua Duque de Caxias, 537, Centro, Campinas, SP
Informações: [email protected]
Evento: www.facebook.com/events/2125195547696863/

Feira SUB 2018
Data da Feira: 15 de setembro
Horário: 11 às 21 horas
Local: Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’ (Avenida Benjamim Constant, 1633, Centro, Campinas, SP)
Informações: [email protected] página no facebook 
Evento