Apesar do poder da Globo, Lula deve decidir quem será o próximo presidente do Brasil

Apesar do grande poder da Rede Globo, da grande mídia como um cartel e dos grupos articulados dentro do Judiciário, é o ex-presidente Lula quem vai decidir quem vai para o posto de presidente da Repúblico.

A estratégia definida por Lula pode colocar Geraldo Alckmin (PSDB), Bolsonaro (PSL) ou Ciro Gomes (PDT) na presidência.

Lula tem o poder de decidir se quer que o PT saia derrotado ou vitorioso.

O candidato, no entanto, poderia ser o próprio Lula, mas Lula é um preso político. E preso político não recebe a mesma Justiça que o preso comum. A não ser que ocorra uma mudança improvável, Lula continuará preso e impedido de qualquer ato político até as eleições de 2018. Estamos em um Estado de Exceção política.

E tirando Lula, dificilmente um candidato do PT chegará ao posto no qual Dilma Rousseff foi retirada por meio de um golpe. E isso com “Supremo com tudo”.

Na atual situação, Lula tem duas opções: apostar em uma vitória numa grande união das esquerdas e forças progressivas ou deixar o PT ser derrotado e abrir caminho para Geraldo Alckmin (PSDB) ou Jair Bolsonaro (PSL).

No atual quadro político, que pode mudar obviamente, a única chance de vitória com Lula, preso político e impedido de qualquer ação, parece ser Ciro Gomes (PDT). Ciro vem acenando para o PT, que aproximação, vislumbra uma vitória da esquerda. Mas Lula e o PT podem optar pela derrota honrosa e dane-se o Brasil. É a tal derrota com sabor de desejo cumprido. E deixar a presidência para Alckmin ou Bolsonaro.

No final das contas, Lula é o oráculo preso na caverna da Justiça partidária: ele poderá eleger Alckmin, Bolsonaro ou Ciro.

Mas vale lembrar que com Alckmin ou Bolsonaro, o PT não terá vida fácil com o Partido da Justiça. O projeto do judiciário brasileiro é ficar mais uns 20 anos com os privilégio do poder. (Susiana Drapeau)

Veja mais:

Recent Posts

Mentira deslavada é o método de Trump e Flávio Bolsonaro para tarifas e eleições

(imagem reprodução) A tarifa adicional de 25% aplicada pelo governo dos EUA, Donald Trump, sobre produtos brasileiros…

9 hours ago

‘Afrontosa’, documentário sobre liderança trans de Campinas, estreia no Festival de Gramado

(foto coraci ruiz - divulgação) O documentário “Afrontosa”, produzido pelo Laboratório Cisco, de Campinas, fará…

10 hours ago

3ª Feira Cultural Julho das Pretas reúne arte e negócios na Estação Cultura de Campinas

(foto firmino piton - arquivo pmc) Com o tema “Vozes que Crescem”, Campinas recebe no…

12 hours ago

EUA põe tarifa sobre o Brasil com o objetivo de destruir o PIX, avaliam especialistas

(imagem reprodução divulgação) A reportagem abaixo mostra como Flávio Bolsonaro (PL) e a família Bolsonaro…

1 day ago

Musical torna o palco ‘Território do Amor’ em encontro imaginário entre grandes vozes femininas

(foto divulgação) Após temporada de estreia em São Paulo, o musical "Território do Amor" chega…

2 days ago

Jean Garfunkel comemora 45 anos de carreira com show beneficente ‘Ninguém é Um’

(foto agnaldo rocha papa - divulgação) O compositor, poeta, instrumentista e intérprete Jean Garfunkel sobe…

2 days ago