Em São Paulo – O Mercado Manual, festival dedicado à cultura feita à mão, realiza sua 2ª edição na Pinacoteca de São Paulo, Museu da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Com entrada gratuita, o evento acontece nos dias 1 e 2 de setembro, das 10h às 18h, com uma lista selecionada de expositores e intensa programação cultural.

Cerca de 80 artesãos contemporâneos e pequenos empreendedores que semeiam a autoria e o fazer manual se reunirão no fim de semana para ocupar a Pina com muito design, moda, decoração, beleza, bem-estar, joalheria, artigos infantis e diversificado menu gastronômico. O Manual na Pina também oferece shows autorais e oficinas sobre manualidades, ambos gratuitos (confira a programação abaixo).

O primeiro Manual na Pina reuniu mais de 13 mil pessoas em novembro de 2017 e a expectativa de público é ainda maior, já que o Mercado Manual se firmou na agenda cultural paulistana como uma importante iniciativa que transcende o universo do consumo consciente e propicia, sobretudo, um ambiente saudável de troca de conhecimento entre designer e consumidor. Apoiar e abrir espaço para os artesãos, responsáveis pela produção autoral em pequena escala, é o elemento condutor do negócio que tem à frente o trio de sócias formado por Karine Rossi, Daniela Scartezini e Patricia Toledo.

A programação de shows e oficinas do Festival terá atividades infantis realizadas pela Kombi dos Sonhos que duram o dia todo. O Manual na Pina convida também alguns de seus artesãos para realizarem oficinas – as vagas são limitadas e as inscrições poderão ser feitas no evento, com 1 hora de antecedência.

No primeiro dia de MM, às 11h30, João Diel, idealizador da Primeira Folha, comanda a oficina de incensos naturais. Às 14h30, ilustrações artísticas, com Franncine, do Estúdio Luares. No dia seguinte, às 11h30, as oficinas iniciam com a aula de cosméticos naturais, idealizada por Manuela, da Sal do Beija-flor. Durante à tarde, às 14h30, o Coletivo Nalã comanda a oficina de crochê e pompom.

No universo dos shows, quatro bandas estão confirmadas para ocupar a Pinacoteca com uma selecionada curadoria musical, são elas: Mutum, realizada na voz e performance de Jairo Pereira, responsável por unir, de forma íntima e interativa, música e poesia – às 16h, no dia 01. Mais cedo, às 13h, a Banda Strombólica explora em seu espetáculo o fascínio das crianças pelo universo animal.

No dia 02, às 13h, o percussionista Emilio Martins propõe por meio de seu projeto Entremundos o resultado sofisticado da fusão de ritmos brasileiros e estrangeiros. Às 16h, é a vez da Banda LaMota encerrar a programação com uma sonoridade acompanhada de influências rítmicas da música jamaicana e brasileira, como samba e frevo, além da transição entre jazz, valsa e tango.

A Manual, criada pela Floristas Produções, é uma rede que reúne pequenos empreendedores e novos criadores, propiciando ambientes de negócios, conhecimento e relacionamento. Trata-se de uma plataforma que incentiva e ressignifica o artesão, o autor, o criador, fomentando a economia criativa e o consumo ético. Composta principalmente por mulheres, a rede acredita no potencial feminino como agente transformador e na capacidade de construção de um futuro melhor através da valorização do trabalho manual. (Carta Campinas com informações de divulgação)

2ª Edição – Mercado Manual na Pina
Dias 01 e 02 de setembro
Sábado e domingo, das 10h às 18h
Entrada gratuita

Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz, 02 – Luz, São Paulo/SP
Telefone: (11) 3324-1000
SITE
Entrada no museu gratuita no sábado e R$6 (inteira) no domingo. Até 10 anos e acima de 60 não pagam.