O Núcleo Carochinha, formado por artistas vindos do curso de Artes Cênicas da UNICAMP, ocupa a Estação Cultura com o espetáculo teatral “Damas – Quem tem medo do Barba Azul?” nos dias 10, 11, 12, 22, 23 e 24 de agosto, às 20h. Criada a partir do conto de fadas “Barba Azul”, de Charles Perraut, a peça foca no tema da violência contra a mulher.

Os artistas do grupo viram nos espaços da Estação Cultura e na região em que ela é localizada um território fértil para a montagem da peça que atualiza para os dias de hoje uma fábula infantil já muito conhecida. Buscando um diálogo genuíno com as mulheres que circulam ou moram no centro de Campinas, a dramaturga Sofia Fransolin mescla fatos da realidade com a ficção, trazendo à tona temas como o feminicídio e o assédio sexual.

Assim como a dramaturgia, as cenas dirigidas por Julia Prudêncio, foram criadas especificamente para os espaços da Estação Cultura, que terá salas, corredores, vagões e galpões ressignificados pela história nesse espetáculo marcado pela itinerância. O grupo optou por utilizar a linguagem teatral conhecida como site specific (lugar específico), linguagem ainda pouco explorada na cidade e que busca uma ligação profunda entre narrativa, cena e espaço, construindo o espetáculo a partir disso.

O público de Campinas terá oportunidade de ver uma peça escrita e dirigida por jovens artistas mulheres que estão próximas das últimas tendências da arte contemporânea e trazem para o espetáculo “Damas – Quem tem medo do Barba Azul?” temas que necessitam serem mostrados e discutidos nos dias de hoje. Os ingressos serão no chapéu, onde cada pessoa paga o quanto puder, e podem ser reservados através do e-mail [email protected], ou retirados com 30 minutos de antecedência das apresentações. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Sinopse
Era uma vez três mulheres. Era uma vez um homem. Era uma vez uma menina e com ela a esperança de mudança de um padrão. A descoberta da câmara sangrenta e o trunfo de ser uma mulher curiosa. Em Damas – Quem tem medo do Barba Azul? o Núcleo Carochinha parte do conto de fadas Barba Azul e de seus limites, encontros e diálogos com o mundo contemporâneo para trazer a partir de um conto clássico, questionamentos e inquietações do grupo frente ao feminino, o masculino, o machismo e a violência contra a mulher.

“Damas – Quem tem medo do Barba Azul?”, do Núcleo Carochinha
Data: 10, 11, 12, 22, 23 e 24 de agosto de 2018
Horário: 20:00
Local: Estação Cultura (Praça Mal Floriano Peixoto – Vila Rialto, Campinas – SP/ (19) 3705-8000)
Ingressos no chapéu (reservas através do e-mail [email protected] ou retirada com 30 minutos de antecedência)
Faixa etária: 16 anos

Ficha técnica
Direção: Julia Prudêncio
Dramaturgia: Sofia Fransolin
Elenco: Alexandre Guidorizzi, Ana Carolina Madrigrano, Bruna Schroeder, Karen Mezza, Sofia Fransolin e Victor Ferrari.
Criação de luz: Karen Mezza
Criação de trilha: Núcleo Carochinha
Figurino: Alexandre Guidorizzi, Ana Carolina Madrigrano, Sofia Fransolin
Cenografia: Karen Mezza, Julia Prudêncio e Victor Ferrari
Operação de luz: Ton Ribeiro
Operação de som: Antonino Vaz
Assistente de produção: Julia Lacerda
Fotografia: Normélia Bertoni
Registro audio visual: Tobias Rezende
Arte: Sofia Fransolin e Victor Ferrari e o grupo.
Produção Executiva: Bruna Schroeder e Victor Ferrari
Assessoria de Imprensa: Lucas Sequinato