Maior evento de economia criativa do País, o Mercado Mundo Mix volta a reunir em Campinas expositores de diversas áreas artísticas da região metropolitana e inova trazendo à cena cultural o debate sobre gênero com 1º Mundo Mix Drag Race, inédito concurso de drag queens inspirado em movimentos dos anos 90. O evento ocorre entre os dias 04 e 05 de agosto, das 12h às 20h, no Centro Cultural de Inclusão e Integração Social da Unicamp (CIS-Guanabara), antiga estação de trem da Mogiana.

O espaço receberá 75 expositores criativos ligados à moda, design, tatuagem e artesanato, além de food trucks que protagonizam o Pic Nick num extenso gramado com decoração típica, mesas e cadeiras. São 17 carros com opções variadas de comidas e cervejas artesanais que prometem contemplar o público, enquanto este aprecia as novidades dos artistas. Roupas, saboaria, antiguidades, acessórios, moda pet e bolsas estão entre os artigos presentes nas bancas.

Na tradicional Rádio Mundo Mix, o DJ Will Robson continua no comando das pick up, colando o melhor da musica mundial no CIS-Guanabara.

O Mundo Mix mantêm nesta edição a parceria com a Associação dos Artesãos de Campinas, responsável pela seleção e curadoria dos expositores para levar à feira os melhores artesãos de Campinas e região. “A área de artesanato do Mundo Mix contempla artesãos e pequenos produtores de Campinas e cidades região de modo a oferecer para o público exigente da feira qualidade, novidade e a um preço acessível. Tem muita coisa bonita e interessante”, diz a diretora da associação, Rita M. Diogo.

O artesanato é um dos principais pilares da economia criativa, em que é valorizada a criação autoral, com materiais inusitados. Por todos os cantos do mundo, artesãos produzem e expõem suas obras em feiras de rua, onde o visitante pode levar para casa uma recordação especial de cada local visitado em uma viagem, por exemplo.

1º Mundo Mix Drag Race

Durante os dois dias de evento ocorrerão as disputas do Drag Race, cujo objetivo é valorizar e promover a visibilidade da arte transformista junto à comunidade, contribuindo desta forma para o combate ao preconceito e discriminação de gênero e orientação sexual. “Nos anos 90, quando introduzimos shows de drag no Mundo Mix a questão era mais artística, de afirmação de classe. Hoje, além disso tudo, estamos no momento de discutir gênero”, diz o idealizador do Mercado Mundo Mix, Beto Lago.

Todos os artistas performáticos, drag queens, trans de comunidade LGBT da região metropolitana estão convidados a se inscreverem até quinta-feira na página do evento no Facebook; basta seguir as normas do regulamento e aguardar o retorno da banca julgadora.

Há 24 anos, o Mundo Mix fortalece a economia criativa no Brasil. Estilistas como Alexandre Herchovicth, Walerio Araujo, João Pimenta, Samuel Cirnansck e Marcelo Sommer, e grandes marcas como Cavalera e Chilli Beans deram os primeiros passos no MMM. O evento foi criado em 1994 em São Paulo, passou pelo Rio de Janeiro e logo desembarcou em Campinas, onde construiu trajetória exponente que o levou à Europa.

A temporada no Antigo Continente deu-se de 2001 a 2013, quando retornou à Campinas. Desde então, foram realizadas cerca de 30 edições, inicialmente na Estação Cultura e, pela segunda vez consecutiva, desembarcará no CIS-Guanabara, consolidando uma parceria com a Unicamp.

Desde a mais recente edição, em abril, o Mercado Mundo Mix está instalado no Centro Cultural de Inclusão e Integração Social da Unicamp (CIS-Guanabara). O local é a antiga estação de trem da Mogiana que foi restaurada em diferentes etapas, tombada pelo CONDEPACC em 2004 e pelo CONDEPHAAT em 2018.

O CIS-GUANABARA é um órgão da Unicamp, criado e vinculado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC). Está instalado na antiga Estação Guanabara, símbolo arquitetônico da cidade pertencente a então Cia. Mogiana, fundamental para o desenvolvimento econômico da cidade e país nos séculos XIX e XX. O CIS-Guanabara desenvolve suas atividades fundamentado numa visão ampla sobre cultura, acolhendo e promovendo ações que atendem aos ensejos do homem contemporâneo nos campos da arte, entretenimento, educação, comportamento, sustentabilidade, dentre outros. “A denominação Centro Cultural de Inclusão e Integração Social consolida o compromisso e fomento aos diálogos e trocas de saberes universidade-sociedade, por meio de ofertas públicas de bens culturais, essenciais à promoção da causa da emancipação humana”, afirma o sociólogo e diretor do CIS, Marcelo Rocco. (Carta Campinas com informações de divulgação)

II Mercado Mundo Mix – Estação Guanabara 2018
Quando: 04 e 05 de agosto, das 12h às 20h
Onde: CIS-Guanabara (Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas, f. 19 3233-7801)
Quanto: Entrada gratuita – Estacionamento gratuito ao lado