A versão do Grupo 3 de Teatro para “Contrações”, do dramaturgo inglês Mike Bartlett, estará no Teatro Castro Mendes, em Campinas, dias 28 (sábado, 21h) e 29 (domingo, 18h) de julho. Com direção de Grace Passô, o espetáculo conquistou os prêmios APCA, APTR, Questão de Crítica e Aplauso Brasil.

Com Débora Fallabella e Yara de Novaes no elenco, que acabaram de encerrar uma temporada de Love, Love, Love (também de Batlett) no Teatro Vivo, a obra cruelmente engraçada demonstra a faceta mais absurda de uma situação comum de trabalho. No escritório de uma grande corporação, a gerente solicita que a funcionária Emma leia em voz alta uma cláusula do contrato que proíbe aos colaboradores qualquer relação sentimental ou sexual com outro colega da empresa. Nos encontros seguintes, a gerente libera suas diferentes facetas para manipular Emma. Para manter seu emprego, a empregada acaba por se render e danifica sua vida privada.

“Nós, do Grupo 3, temos a convicção de que o teatro precisa ser uma experiência da realidade e, assim, conectar-se a ela. Portanto, sempre montamos algo que possa ecoar nas ruas e autores que não se contentem com o real. Contrações é um exemplo vivo disso. Afinal, discute, sobretudo, como estamos submetidos ao mundo das coisas compradas pelo dinheiro e como perdemos liberdade e identidade nessa operação”, destaca a atriz Yara de Novaes.

Parceiros criativos constantes do coletivo Grupo 3 de Teatro, Silvia Gomez assina a tradução do texto, Morris Picciotto é o autor da trilha original e André Cortez criou cenário e figurino desta montagem. A companhia foi fundada pelos artistas mineiros radicados em São Paulo Débora Falabella, Yara de Novaes e Gabriel Fontes Paiva, que atualmente assinam a direção artística do Grupo.

Durante o mês de abril de 2013, a equipe criativa de Contrações viajou por oito cidades do interior paulista e expôs seus ensaios para plateias de aproximadamente 400 pessoas por cidade. A peça foi construída e modificada com a presença do público, em um processo criativo exposto no qual, ao fim de cada apresentação, a plateia podia colocar suas impressões e opiniões sobre o texto e a montagem. Ao todo, os ensaios foram vistos por aproximadamente 3.000 pessoas.

“Foi uma das experiências mais ricas que tivemos em nossa trajetória. Pude verificar o que já tinha percebido na primeira leitura, que o texto do Bartlett é preciso, objetivo e comunica de imediato com o espectador. Além disso, essa experiência influenciou diretamente a construção do espetáculo. O público direcionou o caminho que deveríamos seguir”, comenta Gabriel Paiva.

Com apenas 37 anos, o dramaturgo inglês Mike Bartlett é considerado um dos mais expressivos autores do teatro contemporâneo. Ganhador de importantes prêmios – como o Laurence Olivier Award e Imison Award –, Bartlett coloca o foco em seu teatro no duelo entre o homem e os padrões de conduta exigidos e marcados pela sociedade. Com uma intensidade sombriamente engraçada, o autor debruça-se, entre outros temas, sobre questões como o fim do casamento, o abuso sofrido por funcionários nas grandes corporações e a sexualidade. Trabalhando continuamente desde 2002, entre suas principais obras estão: MyChild (2007), Contractions (2008), Cock (2009), Love,Love,Love (2010) e “13” (2011).(Carta Campinas com informações de divulgação)

Sinopse:
A ação se passa em um único espaço: o escritório de uma grande corporação. A gerente convoca e solicita a Emma, sua funcionária, que leia em voz alta uma cláusula do contrato que proíbe aos funcionários qualquer relação sentimental ou sexual com outro empregado da empresa. Nos encontros seguintes, a gerente, amparada pelo poder que tem, libera suas diferentes facetas para manipular Emma.

Ficha técnica:
Texto: Mike Bartlett.
Tradução: Silvia Gomez
Direção: Grace Passô.
Elenco: Débora Falabella e Yara de Novaes.
Cenário e Figurinos: André Cortez.
Luz: Alessandra Domingues.
Trilha Sonora: Morris Picciotto.
Assistente Administrativo: Rogério Prudêncio.
Produção Executiva: Heloisa Andersen
Coordenação de Projetos: Luana Gorayeb.
Direção de Produção: Gabriel Paiva.
Idealização: Grupo 3 de Teatro

Contrações
de Mike Barlett, com direção de Grace Passô
Teatro Castro Mendes: Praça Correa de Lemos, s/n – Vila Industrial – Campinas – SP
Apresentações: 28/07 – Sábado, às 21h e 29/07 – Domingo, às 18h.
Ingressos: R$50 (inteira) e R$25 (meia-entrada).
Duração: 80 minutos
Classificação: 14 anos
Telefone: 19 3272 9359
Capacidade do teatro: 750 lugares
Vendas online: www.ingressorapido.com.br
Vendas na bilheteria do Teatro Castro Mendes: a partir de 20 de julho – de terça a domingo das 16h às 21h