As Cias Farandoleiros, Coletivo Mundaréu e Cia Semilla levam ao palco do Teatro Sia. Santa nos próximos dias 14 e 15 de julho, às 19h, o espetáculo autoral “Aquilo que fica guardado na memória”.

Escrita pelo grupo e sob a direção de Barbosa Neto, a peça segue com a proposta de uma redescoberta das memórias, tanto dos atores quanto do público. A concepção da obra se deu partir de diversas pesquisas feitas pelos atores das principais histórias vividas e ouvidas por eles. A universalidade e identificação da plateia com o texto se dá justamente pelos momentos biográficos retratados.

Relações cotidianas que se repetem, lembranças de acontecimentos marcantes, desejos e realizações são capítulos da vida que marcam a história de cada um; revisitar aquilo que ficou guardado na memória é conhecer o que está guardado na memória de muita gente.

“Poder representar aquilo que ficou guardado em nossa memória é algo libertador, é um grito de expressão e de alívio” – confessa o ator Nairan Marracho – para a atriz Jessica Santoro “Os aromas e os sabores também têm o poder de resgatar as nossas lembranças, a partir disso pudemos encontrar histórias divertidas e emocionantes”

Segundo a ciência, a memória é um sistema complexo formado por conexões químicas e conexões estáveis e duradouras nas sinapses dos neurônios. Culturalmente a memória é o elo que faz a nossa cultura existir e resistir através dos tempos. A lembrança é a sobrevivência do passado que pode ser reencontrado através dos aromas, objetos, lugares e que se mantém presente em nosso corpo e em nós.

O diretor destaca que “Foi tudo preparado com muito carinho e cuidado, e assim como a vida, a montagem não segue uma linearidade, ou seja, o público pode esperar uma montanha russa de emoções que entre risos e lágrimas, ficará de frente para si mesmo como espectador e personagem.” (Carta Campinas com informações de divulgação)

Espetáculo: Aquilo que fica guardado na memória
Direção: Barbosa Neto
Dias: 14 e 15 de Julho
Horário: 19h
Local: Teatro Sia. Santa – R. Sebastião Paulino dos Santos, 20 – Pq Sta Barbara, Campinas – SP
Ingressos: Serão vendidos a partir das 18h no local. Os valores são R$ 20,00 a inteira e R$ 10,00 a meia-entrada