“A Terra treme”, de Luchino Visconti

O Ciclo Aula de Cinema, que acontece no Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, com curadoria do crítico de cinema e jornalista Ricardo Pereira e de Gustavo Sousa, exibe neste mês de outubro três filmes que ocupam um lugar importante na história do cinema: A Terra treme, de Luchino Visconti, Sindicato dos Ladrões, de Elia Kazan e Cléo das 5 às 7, de Agnes Varda.

As exibições são gratuitas e seguidas de debate. Veja abaixo mais detalhes da programação do ciclo, com sinopse dos filmes, dias e horários de exibição:

Sábado, 11 de agosto, 19h30
A TERRA TREME
direção de Luchino Visconti
Sinopse: Logo após a Segunda Guerra Mundial, um jovem pescador, junto com a sua família, se revolta contra a exploração que sofre dos seus superiores no porto de Catania, na Sicília. Eles então hipotecam a casa e fundam seu próprio comércio para tentar escapar dos patrões. Só que sem conseguir ajuda de ninguém, eles vão se deparar com muitas dificuldades, e descobrir que a realidade desse modo é ainda mais dura. Itália, 1948. Preto e Branco, 102 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

Sábado, 18 de agosto, 19h30
SINDICATO DE LADRÕES
direção de Elia Kazan
Sinopse: Terry Malloy (Marlon Brando) sonha com as glórias do boxe, mas foi convencido pelo corrupto mafioso Johnny Friendly, para quem trabalha, a perder uma luta. Quando Terry presencia um assassinato cometido pelos capangas do chefe, ele se sente responsável pelo crime. EUA,1954. Preto e Branco, 108 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

Sábado, 25 de agosto, 19h30
CLÉO DAS 5 ÀS 7
direção: Agnes Varda
Sinopse: Cléo talvez tenha câncer. Durante as horas que precedem o resultado do exame, ela perambula pelas ruas, cada vez mais angustiada. Num parque, ela conhece Antoine, um jovem militar que irá embarcar naquela própria noite para a Argélia. Junto dele, ela encontra o conforto que lhe faltava. França, 1962. Preto e Branco, 90 min. Não recomendado para menores de 14 anos.