No dia 15 de junho, sexta-feira, às 20h, o espetáculo “Janelas Para Uma Mulher”, com Juliana Calligaris, terá única apresentação no Teatro do Sesc Campinas.

A peça aborda a função da arte no século 21. Questiona o papel do artista na sociedade e no mundo contemporâneo. Analisa a importância do teatro frente às novas mídias que propõem um comportamento de isolamento do sujeito e falta de integração social.

Juliana Calligaris, autora e intérprete do monólogo, revela o olhar permanente da arte e do teatro sobre as questões de seu tempo, mostra o ofício do ator como interiorização e expressão da história. Mais que ocupar espaços, é sobre os recortes do tempo que recai a existência.

Letícia Olivares assina a direção da montagem. A peça é uma adaptação livre de Catadióptrico, de Monalisa Vasconcelos, fruto de intenso trabalho de pesquisa da Cia Trilhas da Arte em 2012 sobre a função do artista e da arte no século 21.

Janelas para uma Mulher lida com o amor, o silêncio, a felicidade, as angústias colocados no tempo, a serviço do tempo em que o homem é programado. As estações do ano, a idade, os meses, os períodos da humanidade. O ator reflete os estados do tempo de forma sensorial, deixando um pouco de lado a razão e colocando na ordem de prioridade as experimentações corporais.

A atriz Juliana Calligaris também vai ministrar no mês de junho a oficina “O Ator Como Atleta das Emoções”.

Os ingressos para a apresentação variam de R$ 5 a R$ 17 e podem ser adquiridos nas Unidades ou pelo Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Sinopse:
Uma mulher, uma atriz, seu papel como artista se questiona: qual a função da arte e do teatro? Para
que serve o nosso ofício? Para a inutilidade do útil, para o ócio criativo? Em cena, situações que são colocadas perante o tempo, a sociedade, os rituais, os medos, os ridículos, as vontades. O espetáculo faz parte do projeto Da Cena Local que traz aos palcos estreias e repertórios de artistas e companhias de Campinas e região, apresentando ao público um panorama atual das artes cênicas da cena local, com trabalhos que se destacam por sua relevância artística e concepções estéticas.