Próximo de completar três meses, o Acampamento Marielle Vive!, situado no município de Valinhos (SP), abriu suas portas para convidar a comunidade da região a um grande Arraiá Sem Terra. No sábado (23), na véspera de São João, as mais de mil famílias acampadas organizaram uma grande festa cheia de cores, músicas, danças e comidas típicas.

A festa contou com uma linda ornamentação, barracas de alimentação, palco ornamentado, quadrilha, apresentações de circo, música ao vivo e correio elegante. Tudo foi feito pelas famílias e realizado a partir dos núcleos de base, que dão vida ao acampamento.

Centenas de homens, mulheres e crianças da região se somaram ao evento para apoiar a luta das famílias Sem Terra, que exigem que as terras improdutivas, alvo de especulação imobiliária, sejam destinadas à Reforma Agrária. Além disso, exigem da Prefeitura de Valinhos que seja garantido os direitos dos acampados e das acampadas, principalmente o direito ao acesso à água potável em quantidade suficiente.

A festa também contou com a visita da Turma de Formação de Formadores Latinoamericana da Escola Nacional Florestan Fernandes. Os mais de 40 educandos e educandas de 17 países diferentes puderam vivenciar a realidade das famílias Sem Terra e festejar o processo de luta e resistência. (Do MST)

Confira o vídeo e mais imagens do Arraiá Sem Terra no Acampamento Marielle Vive!: