No próximo sábado, dia 12/05, acontece em Campinas no distrito de Barão Geraldo a segunda edição da exposição coletiva “Contágio”. Participam trinta artistas de representatividade na região que desenvolveram processos poéticos no ambiente desde agosto de 2016.

Em dezembro de 2017, foi realizada a primeira mostra da rede-organismo-contágio. Após a exposição, como era previsto, vieram as chuvas de verão que imprimiram mudanças nesse ambiente. Foi o momento em que o protagonismo dos artistas reduziu para que os trabalhos produzidos fossem tomados pela vegetação e por diversas espécies. Essa segunda mostra é o fechamento desse ciclo.

Dentre os nomes, encontram-se articuladores das artes visuais na região à refletir sobre as problemáticas socioambientais, experimentando outras formas de habitar, se expressar e ser no mundo. A exposição conta com dois ambientes: Instalações e performances ocupam um amplo espaço externo enquanto pinturas, gravuras e fotografias residem na galeria interna. Haverá alimentação com opções veganas, bebidas, venda de peças artísticas e programação ao longo do dia todo como performances, desenho com carvão, música e projeção de vídeos. O evento promete ser uma grande oportunidade de presenciar a transformação de processos artísticos junto à natureza ao longo do tempo. (Carta Campinas com informações de divulgação)

ONDE: Atelier Contágio – Rua Luis Vicentim Sobrinho, n.611, Barão Geraldo – Campinas/SP
QUANDO: Sábado, dia 12/05/2018 das 14h ás 22h

“O Atelier Contágio é um laboratório de processos artísticos junto ao ambiente desde junho de 2016. Partimos do pensamento de que não há fronteiras entre cultura e natureza ou uma hierarquia entre um mundo humano e um mundo não-humano. Não temos como distinguir nossas práticas, nossas tecnologias e nossa cultura hiper-industrial do jogo de forças do ambiente – nessa eco-lógica outras espécies, elementos e forças geológicas também atuam como sujeitos em sua manutenção/metabolismo. Não há uma natureza primeva a distinguir, não há uma natureza humana ou uma essência a que possamos retornar para nos redimir do progresso distópico que avança sobre a Terra e sobre nós mesmos. Vivemos uma multiplicidade compartilhada, um único plano que articula o ambiente, a sociedade e a subjetividade. Ao mesmo tempo, também produzimos efeitos e podemos propor experiências, refletir e criar a partir dessa interferência.

Quando pela primeira vez chegamos ao Atelier Contágio ele era um espaço extenso com um gramado seco que cobria entulhos de construção, a vida havia sido reduzida consideravelmente por uma ação antrópica que interveio sobre ele. Numa outra postura, tentamos interagir com esse espaço para estruturar outras condições de vida. Cada artista ou participante dos mutirões que trabalha as materialidades nesse espaço, produz subjetividade e expressão. Como somos muitos, geramos uma grande trama desses cruzamentos desses territórios, uma mesma força e ainda que complexa, uma mesma potência – um contágio. Na efemeridade desse processo que passou por infindáveis transformações há apenas mudanças de estado. A matéria e a energia transformam-se: uma semente – uma muda – uma árvore – um tronco seco – um tronco carbonizado – um pedaço de carvão – uma terra fértil – um tijolo de terra – uma tinta de terra – uma terra decompondo mais matéria. Do mesmo modo, alguns trabalhos artísticos também se alteram – outros não – alguns artistas por hora se despedem, à outros damos as boas vindas. É essa ausência de contornos que caracteriza a experiência da arte com o ambiente como um sinônimo de vida e imanência”.

Exposição coletiva:
Adriana Conceição . ALMA . Alexandre Silveira . Andreia Dulianel . BA . Bruna Dolenc Caio Boteghim . Caio Gusmão . Camila Torres . Carriero . Cecilia Stelini . Constante . Diana Lanças . Gabriela Benatti . Gilio Mialichi . Giló Silvatti . Iam Campigotto . João Wesley . Laura Lam . Luis Martinelli . Luiz Cruz . Mateus Stelini . Mathias Reis . MIRS .Paulo Cheida . Raphael Wohnrath . Seizo Soares . Vitor e Maria Nascimento . Vitor Pohl
Curadoria: Mathias Reis

Programação:

| 14-18h . Performances
Caio Gusmão, Camila Torres, Carriero, Cecilia Stelini, Gilio Miliachi, Laura Lam e Mathias Reis.

| 20-10h .
‘Entrelaçamentos’ – Carvão sobre parede com Andreia Dulianel

‘NUVENS & TORMENTA’ – Música/Projeção com Anderson Kaltner

Projeção vídeo-arte/Time-lapse Contágio

Evento no facebook