O mundo das artes plásticas e o das joias vão se unir na exposição “Tudo Joia”, que será aberta no próximo dia 09 de Maio (quarta-feira), a partir das 19h na Galeria de Arte Livia Doblas com entrada gratuita. A exibição traz trabalhos de Tarsila do Amaral e outros artistas, além de peças elaboradas por designers de joias baseadas nas obras deles. A ideia do evento é homenagear essas referências artísticas brasileiras e mostrar a utilização das joias como ‘esculturas de vestir’ ou até mesmo objetos decorativos de parede. A expografia é assinada pela decoradora Stella Crissiuma.

Os colares, brincos e anéis inspirados nos trabalhos dos pintores, como o famoso quadro “O Abaporu” de Tarsila do Amaral e as famosas gordinhas de Gustavo Rosa, foram elaborados pelas designers de joias Bialice Duarte e Cris Porto. As obras de Amilcar de Castro também são destaques no evento. “A coleção de joias é mais uma homenagem e divulgação dessa artista tão importante para o grande público, infelizmente há pessoas que não sabem quem é Tarsila do Amaral. Já o Gustavo Rosa foi o artista que mais vendi quadros no início da minha carreira, foi companheiro de vernissages, leilões, viagens; sua obra lúdica traz alegria aonde quer que esteja”, diz Livia Doblas.

Na mostra a designer de joias Kika Alvarenga também vai expor seu trabalho, composto por peças autorais que se assemelham à esculturas. A mineira produz manualmente e em edição limitada suas peças.

No evento também vão ser expostas esculturas de parede feitas por outros designers. Entre eles está o artista plástico Luís Hermano (SP-Arte), conhecido por suas esculturas conceituais com materiais inusitados. Junto com o artista está Cris Campana, com trabalhos que simulam jardins suspensos feitos em vários tipos de matérias-primas. Além da artista plástica Fabiana Queiroga e as narrativas poéticas feitas em parede por joias banhadas a ouro em forma de escadas e ornamentos.

Também há artistas expostos que já pertencem à galeria, como Tomie Ohtake, Arthur Piza, Gonçalo Ivo, entre outros.

“A ideia de unir o universo da joias com as artes plásticas, ilustra o olhar investigativo que os bons artistas têm sobre técnicas, formatos e variações de se expressar e nos instiga como espectador a contemplar a arte sob ângulos diferentes. É a mini escultura que você veste nos dedos, é a joia que você instala na parede, ‘tudo joia’. A arte sempre busca o novo, o investimento, um novo olhar”, acrescenta Livia. (Carta Campinas com informações de divulgação)