.Por Glauco Cortez.

Sérgio Moro é para o PT o que foi J. Edgar Hoover, ex-diretor do FBI,  para o Partido dos Panteras Negras.

Os contextos e as histórias são diferentes, mas a disputa política, no fundo, é sempre a mesma.

Logo após o surgimento e a meteórica expansão do Partido dos Pantera Negras, em 1966, o FBI como um todo, e principalmente seu ex-diritor J. Edgar Hoover, fizeram uma perseguição implacável contra o partido, associando seus membros ao crime e infiltrando agentes no movimento negro. Hoover fez uma série de ações ilegais como, por exemplo, escutas telefônicas. Coincidências não existem.

O objetivo de Hoover era o mesmo de Sérgio Moro em relação ao PT. Ou seja, estrangular, perturbar, desorientar, desacreditar e, principalmente, neutralizar as atividades do partido. Assim como a Lava Jato atua contra vários partidos, mas tem como alvo prioritário o PT, Hoover e o FBI também agiam assim: das 290 ações realizada pelo FBI no programa Cointelpro na época 245 foram exclusivamente contra os Panteras Negras.

Hoover temia qualquer expansão do movimento negro e, especialmente, temia que aliados brancos se unissem aos ativistas negros para apoiar o movimento. Não se deve duvidar de que um dos grandes temores de Moro e da Lava Jato seja justamente a ampliação das alianças do PT. Hoover temia a ascensão de um novo líder negro assim como, aqui no Brasil, setores do Judiciário temem a liberdade do ex-presidente Lula.

Mesmo com prisões, acusações e condenações, o Partido dos Panteras Negras resistia.  Com Huey Newton e Bobby Seale na prisão, e Eldrige Cleaver exilado na Argélia, o partido ficou sem uma liderança nas ruas.

Parecia sob controle, mas durante o movimento “Free Huey” (Huey Livre) para libertar o líder Huey Newton em 1969, surge uma nova e impressionante liderança, Fred Hampton, que aglutinava pessoas e estava promovendo a união dos Panteras Negras.

Fred Hempton

Fred Hampton era o que o FBI e a elite branca norte-americana mais temia. Ele era uma voz de unidade racial e ajudou a construir uma base de alianças mais ampla para os Panteras Negras.

Ele expandiu sua coalizão para incluir tanto hispânicos quanto ativistas brancos que compartilhavam ideias próximas.

Ou seja, Hampton estava dando um olé no FBI. Em dezembro do mesmo ano, o FBI invade a casa de Fred Hampton e o fuzila. Foram disparados quase 100 tiros e, mesmo com várias pessoas no local, a ação criminosa do FBI foi precisa: apenas Hampton e outro integrante foram mortos.

Não satisfeito, o FBI continuou com a política de infiltrados dentro do Partido e promoveu uma série de intrigas para que as lideranças se desentendessem. O objetivo era criar um racha no partido.  Deu certo, Eldrige e Huey rompem.

O FBI e Hoover deram a missão como cumprida, apostando que o partido se enfraqueceria. Não deu outra, o Partido foi extinto em 1982.

No Brasil, tudo o que Sérgio Moro e setores do Poder Judiciário que apoiaram o golpe querem é a incapacidade do PT e de setores progressistas e democráticos construírem uma ampla coalizão. Parece que estão conseguindo.

Essa história pode ser vista em  um belo documentário sobre os Panteras Negras: Os Panteras Negras: a vanguarda da revolução, dirigido por Stanley Nelson. Tem no Netflix.