O número 6.380 é a distância em quilômetros entre Havana (Cuba) e Campinas (São Paulo). A partir desse trajeto, a fotógrafa e artista visual Regina Rocha Pitta procura similaridades entre as duas populações, com um olhar diverso e provocativo, até mesmo na forma como serão expostas as imagens. Sob a curadoria do Subsolo – Laboratório de Arte, a exposição “6.380 km – de La Havana a Campinas: entre fotografias e cerâmicas” será aberta no próximo dia 26 de maio (sábado), na Rua Proença, 1.000, em Campinas. O horário de visitação será das 11h às 17h.

A mostra terá cerca de 50 fotos em preto e branco, explorando recortes de diversos aspectos que relacionam os dois países. Regina traz imagens feitas durante o período que esteve em Cuba, em 1999, retratam cenas do dia a dia de Havana e, do outro lado, um conjunto de fotografias sobre as cerimônias de religiões afro-brasileiras em Campinas, capturadas entre 2013 e 2017.

“Recebi o convite do Subsolo, sob a direção do curador e crítico de arte Andrés Martín Hernández e do artista plástico Danilo Lorena Garcia, com a proposta de unir os ensaios”, explica a fotógrafa. “Isso acabou me mostrando que, apesar da distância temporal entre eles, o olhar que tive lá e cá liga as duas cidades dentro do meu conceito de mundo, de humanidade. Até mesmo a questão das duas tecnologias utilizadas (analógica e digital) me provocou a pensar na temporalidade das coisas”, coloca.

Além da proposta de unir as fotografias, Regina foi convidada a expor peças de sua produção em cerâmica, resultado da aventura do contato com a argila, que iniciou há três anos com Rosângela Pompeo. Mas ela não se vê como ceramista. “Sou uma exploradora das possibilidades de criações artísticas, o que lhe dá liberdade para testar a simplicidade das formas e explorar os limites do material”, explica.

A mostra ficará aberta à visitação até o dia 25 de junho. Por ser um espaço de experimentação artística que reúne instalações, projetos de ocupação, exposições e cursos voltados para diversas áreas ligadas à arte, o Subsolo segue um determinado padrão de horários para a visitação. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exposição “6.380 KM – de La Havana a Campinas: entre fotografias e cerâmicas”
Abertura em 26 de maio (sábado), das 11h às 17h
Visitação até 25 de junho
Onde: Rua Proença, 1.000 – Jardim Proença, Campinas (SP)
Período de visitação e horários: até 25 de junho – quartas e sextas-feiras (com agendamento) das 9h30 às 12h30 e das 14h às 18h; quintas-feiras das 9h30 às 18h30 (aberto) e aos sábados das 9h às 12h (com agendamento) pelos telefones: (11) 94965-5722 / (11) 98259-0966
Evento gratuito