A III Feirata – A Feira da Mata, organizada pela Fundação José Pedro de Oliveira, terá mais uma edição no dia 27 de maio, data que marca também o Dia Mundial da Mata Atlântica. As atividades acontecerão durante todo o dia, das 8h às 16h, na Praça Peroba-poca, ao lado da Mata de Santa Genebra, em Barão Geraldo.

Entre as atrações, haverá expositores locais e regionais, gastronomia, artesanato e exposições, atrações culturais, visita ao Borboletário, oficinas e Caminhada na Mata.

Para o presidente da Fundação, Sinval Dorigon, a Feirata é um importante momento para que as pessoas participem e conheçam, de forma divertida e lúdica, os projetos e ações desenvolvidas na Mata. “Ano passado fizemos a primeira edição da Feirata e o resultado foi muito positivo. Esperamos atrair mais pessoas este ano, afinal é um momento em que nossas portas estão abertas e as pessoas podem nos conhecer melhor”, disse. “Além disso, as oficinas trazem importantes reflexões sobre nossa relação com o meio ambiente”, completou.

A Feirata é uma feira diversa e democrática que valoriza os produtos alimentícios, artesanato e serviços locais e regionais, além de ser um espaço para teatro, música, exposições, oficinas e debates sobre as relações sociedade-natureza.

As visitas ao Borboletário poderão ser feitas das 9h às 16h, sem necessidade de inscrição.

A programação também inclui três visitas monitoradas com saída às 9h, 9h45 e 10h15. O passeio tem trajeto de 5km pelas trilhas da Mata e duração de aproximadamente 2 horas. Quem quiser participar da Caminhada 8km também deve ficar atento e fazer a inscrição com antecedência. Para os dois eventos, os interessados podem se inscrever no site da Fundação.

Durante a Feirata, também estão previstas oficinas para crianças e adultos. Além da oficina de Yoga e Fotografia, a Oficina de Pintura visa promover reflexão sobre conceitos de sustentabilidade por meio da experimentação com tintas naturais obtidas de vegetais (café, urucum, açafrão, jenipapo) e minerais. Também haverá oficina de abelhas nativas e de confecção da boneca Abayomi e histórias africanas. Para as oficinas, as inscrições serão feitas no local.

Mais informações podem ser obtidas no site. (Carta Campinas com informações de divulgação)

III Feirata – A Feira da Mata
Data: 27 de maio, domingo
Horário: das 8h às 16h
Local: Praça Peroba-poca, s/n, Barão Geraldo (ao lado da Mata de Santa Genebra)
A programação com os horários de cada atividade será divulgada em breve