Eni Ilis

Aquarelas sobre papel, colagens, assemblagem e óleo sobre tela são algumas das técnicas aplicadas pelos artistas Eni Ilis, João Bosco e Tiago Cesar na mostra “Improvisos” que será realizada na Galeria de Arte do CIS-Guanabara no período de 17 a 29 de maio. O vernissage, com apresentação musical de Aline Sampaio e Julio Oliveira, ocorre às 17h e a mostra poderá ser vista gratuitamente de segunda a sexta-feira sempre das 17h às 20h.

Artista autodidata e atualmente envolvida com Arte Postal, Eni Ilis é formada em Filosofia. Com larga produção na técnica esferográfica, a artista apresenta pela primeira vez na mostra “Improvisos” seus mais recentes trabalhos em aquarela sobre papel.

Fragmentos aqui e ali.
Fragmentos poéticos. Fragmentos léxicos. Fragmentos visuais.
Sim, fragmentos que aparelham o caleidoscópio que somos.
Num fragmento de Safo, lemos: “não pretendo tocar com as mãos o céu”. Numa definição de dicionário, improviso abarca o imprevisto, inopinado e este, diz a definição do dicionário, se caracteriza pelo caráter extraordinário, surpreendente, singular. Nas telas, colagens, assemblagem, aquarelas, manchas e Tinta Óleo.

João Bosco

João Bosco apresenta nessa mostra obras realizadas em técnica mista tendo a pintura e colagens sobre tela como seu principal suporte. Seus trabalhos são inspirados na Arte Povera, técnica em que o improviso e o inusitado se unem. A Arte Povera (em inglês, “poor art” ou “arte pobre”) surgiu na Itália nos anos 1960 e se caracteriza pelo uso de materiais simples, muitas vezes, descartáveis.

Artista plástico e arte-educador, João Bosco tem no currículo diversas exposições e premiações. Ilustrador da Folha de S. Paulo entre os anos 2007 e 2014, atuou como curador na Livraria Pontes e Estação Cultura de Campinas. Integra o catálogo digital Gravura Brasileira – Acervo Olho Latino 2014.

Tiago Cesar apresenta um trabalho despojado, de cores e traços vivos realizados com tinta óleo sobre tela. Retrata o espírito humano de maneiras variadas e inusitadas, como brincadeiras, danças, esportes (surf, futebol, bicicleta). Também passeia pelo abstrato e figuras autênticas e engraçadas como na série “Rostos Camuflados” em que as faces são apresentadas de maneira desproporcional.

O artista trabalha com pintura nas técnicas com tinta a óleo e acrílico desde 2011. Natural de Vitória, atualmente mora em Campinas, onde já expôs em diversos locais como Casa do Lago na Unicamp, Franz Café, Piola, Ateliê Lisa França e Estação de Cultura de Campinas. Em 2017 obteve primeiro lugar na categoria pintura no salão de Indaiatuba. Atualmente expõe na Feira de Artesanato do Centro de Convivência de Campinas, sempre aos sábados e domingos.

A coordenação da exposição é da agente cultural do CIS-Guanabara, Maria Cristina Amoroso Lima Leite de Barros. A exposição “Improvisos” é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Unicamp. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Tiago Cesar

Exposição “Improvisos”
Data: 17 a 30 de maio de 2018
Horário: 9h às 17h
Abertura: 17 de maio, às 17h
Local: CIS-Guanabara
Entrada: Gratuita
Endereço: R. Mário Siqueira, 829 – Botafogo, Campinas (estacionamento gratuito no local)