Na próxima quinta-feira, 10, às 20h30, a cantora e compositora Ceumar apresenta o show do CD “Silencia” no Teatro do Sesc Campinas.

Ceumar mostra canções marcadas pela dinâmica entre som e silêncio, delicadezas, movimentos sutis, com uma sonoridade ao mesmo tempo lírica e popular. Também estarão presentes no repertório algumas canções conhecidas dos fãs, que fazem parte dos primeiros álbuns de Ceumar, como por exemplo: “Dindinha”, “O seu olhar”, “Avesso” e “Achou!

O álbum “Silencia” é fruto da parceria musical entre Ceumar com o violoncelista francês Vincent Ségal, profundo conhecedor da música brasileira. Ségal, que já tocou com Naná Vasconcelos a quem considera um mestre, deu um toque universal às composições. Ao longo das 13 faixas que integram o disco, Ceumar reflete um momento marcante em sua carreira, por conta desses cinco anos vivendo fora do país. Esse distanciamento foi importante para que a sonoridade de “Silencia” abraçasse não apenas a música brasileira, mas fizesse uma viagem por algumas influências adquiridas por Ceumar, aproximando seu estilo ao folk e à world music e abordasse o Brasil de uma maneira diferente.

Nas letras, “Silencia” apresenta vários poetas em parceria com Ceumar, com destaque para Gildes Bezerra, Sérgio Pererê, Nando Távora, Kleber Albuquerque, Tata Fernandes e Déa Trancoso. O curioso foi que, por conta da distância entre Ceumar e seus parceiros brasileiros, as ferramentas virtuais como Facebook e Skype foram fundamentais para algumas composições. “O álbum traz um fator fundamental: são músicas que eu gosto de cantar, mas quero também trazer instantes de silêncio e contemplação, que é uma busca pessoal nestes tempos”, ressalta Ceumar.

Tendo como base o violão de Ceumar e o violoncelo de Vincent Ségal, os arranjos foram criados como uma aquarela: pincelados suavemente. As canções reúnem diversos estilos, mesclando uma sonoridade quase lírica a um repertório bastante popular. Desta maneira, o ouvinte poderá encontrar desde xotes e marchinhas até sambas, cocos e chulas. Entre os instrumentos presentes no álbum, destacam-se o uso expressivo de cordas com baixo acústico, bandolim, viola caipira e o cello de Ségal, presente em quase todas as canções. Completando a musicalidade do disco, há ainda a presença de clarinetes e de uma seção de percussão sutil, mas expressiva. No estúdio, a cantora contou com músicos velhos conhecidos como Webster Santos, Ari Colares, Swami Júnior, Zezinho Pitoco, Olívio Filho, Ivan Vilela e Ricardo Mosca.

Com Ceumar, voz e violão náilon; Webster Santos, bandolim, cavaquinho, violão de aço e viola caipira e Daniel Coelho, baixo acústico.

Os ingressos variam de R$ 5 a R$ 17 e podem ser adquiridos nas Unidades ou pelo Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)