A Vigilância em Zoonoses (UVZ) e Vigilância em Saúde (Visa) Norte e Centro de Saúde Boa Vista fazem, a partir desta terça-feira, 8 de maio, ações contra a raiva em parte dos bairros Vila Boa Vista e Parque Via Norte, em Campinas. As atividades acontecerão entre 9h e 12h até a próxima quinta-feira, 10 de maio.

De acordo com a médica veterinária Tosca de Lucca, da Visa Norte, as medidas foram desencadeadas depois da confirmação de um caso de raiva em morcego na divisa dos dois bairros. Segundo a Secretaria de Saúde, as ações incluem visitas em cerca de 2,3 mil imóveis para orientação da população, levantamento do número de cães e gatos e a situação vacinal desses animais. Em caso de chuva, as atividades serão transferidas para outras datas.

Barão Geraldo
No final de abril, as equipes da Visa Norte e do Centro de Saúde Barão Geraldo visitaram 1,7 mil imóveis no distrito depois da confirmação de raiva em três morcegos. Nesta segunda-feira, 7 de maio, foi montado um estande no CS para ampliar a orientação à população.

Vacinação
Em Campinas, há dois postos fixos para a vacinação de cães e gatos, instalados na sede da UVZ (Rua dr César Paranhos de Godoy, 333, no Jardim Chapadão) e no Departamento de Proteção e Bem Estar Animal (DPBEA), que fica na Rua das Sapucaias, 115, na Vila Boa Vista. O primeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e o segundo, das 9h às 11h e das 13h às 16h, também de segunda a sexta.

Basta comparecer aos locais levando os animais e, se tiver, as carteiras de vacinação. Devem ser vacinados animais a partir de três meses de idade. A vacina é anual e gratuita.

De acordo com Tosca de Lucca, a preocupação atual é com a possibilidade da transmissão da raiva por meio de morcegos. “Todos os anos Campinas registra casos de morcegos infectados pelo vírus da raiva na área urbana. Estes animais se alimentam de frutos e insetos, mas podem, uma vez infectados, transmitir o vírus a animais e ao ser humano”, explica.

A veterinária ressalta que a vacina é necessária até para os animais que não saem de casa, pois os morcegos podem entrar em contato com eles dentro dos imóveis.

Precauções

Em caso de morcegos mortos ou comportamento estranho dos animais, a população deve acionar a UVZ por meio do telefone (19) 3245-1219, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Fora destes horários, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199.

É considerado comportamento estranho os morcegos que voam durante o dia, que ficam pendurados em locais com a incidência direta de luz solar ou que estejam caídos no chão. A orientação da Secretaria de Saúde é nunca tocar em um morcego.

Casos

Neste ano foram confirmados quatro casos de raiva em morcegos, sendo três em Barão Geraldo e um na divisa entre a Vila Boa Vista e o Parque Via Norte. Em 2017, foram confirmados 23 morcegos com raiva.

Em 2015, Campinas registrou um caso de raiva canina, 33 anos após o último registro em animais desta espécie. O isolamento viral indicou que este cão foi infectado com o vírus da raiva transmitido por morcegos.

Em 2014, depois de 15 anos, foi registrado um caso de raiva felina na região Norte do município. Em 2016, outro caso da doença em gato foi confirmado na região Sudoeste. Nos dois casos, os animais contraíram o vírus de morcegos.

A raiva é uma doença letal em 100% dos casos, inclusive nos humanos. Por isso, a vacina anual em cães e gatos é importante. Em Campinas, o último caso da doença em humanos aconteceu em 1981.(Com informações de divulgação)