O psicanalista e escritor italiano Contardo Calligaris, em entrevista, afirmou que o mais importante nesta nova onda de feminismo seria falar sobre a própria civilização que vivemos e não debater fatos marginais. Para ele, o feminismo é a coisa que mais o interessa neste momento, como um fato cultural e político mais significativo do começo deste século.

“A grande questão dessa segunda onda do feminismo, se é que podemos chamar de segunda, terceira ou quarta onda, é que a gente não consegue falar do mais importante: somos uma civilização construída há três mil anos em cima do ódio pela mulher”, afirmou.

Para ele, os textos inaugurais da nossa cultura, tanto do lado judaico-cristão quanto do lado grego, colocam a mulher como a representante do mal. “Isso está no coração da nossa cultura. A mulher é um lugar onde todos – homens e mulheres – projetamos o mal que nos persegue. Então, a misoginia não é um acidente. Esse é um problema maior que a posição ocupada pela mulher na sociedade. Todos esses problemas são consequência desse ódio que se perpetua. Uma mudança pode vir a acontecer daqui para a frente se o feminismo colocar o dedo em cima disso”, anota.

A fala do psicanalista Contardo Calligaris foi dada em entrevista à revista E do Sesc, em março de 2018.

Veja vídeo abaixo: