.Por Eduardo Suplicy.

O prazer da vida é que ela sempre nos reserva surpresas incríveis. Cheguei em casa triste, inconformado com as injustiças cometidas contra o presidente Lula, e acabei indo dormir radiante com a vitória no BBB 18, da Rede Globo, da jovem estudante do Acre Gleici Damaceno.

Mulher, negra, filha de empregada doméstica, moradora da Baixada do Sobral, região de maior concentração populacional na periferia de Rio Branco, com altos índices de violência, sem internet ou TV a cabo em casa, única fonte de renda da família, com salário de R$ 2,7 mil, Gleici caminhava diariamente 6km até a escola, muitas vezes com fome.

Primeira da família a completar o Ensino Médio, Gleici está entre os milhões de brasileiros que pela primeira vez na história tiveram a oportunidade de cursar uma universidade, graças a programas priorizados pelos governos do PT, como o FIES, Fundo de Financiamento Estudantil, totalmente reformulado por Lula para beneficiar estudantes sem recursos.

Depois de passar o dia lamentando o quanto teria feito bem a Lula receber o apoio espiritual do amigo Leonardo Boff, a vitória de Gleici, filiada ao PT, militante de direitos humanos renovou as minhas esperanças.

Lula deve ter ido dormir feliz. Não foi sem razão que, ao deixar o programa, o grito da jovem acreana ecoou em milhões de casas brasileiras: “Lula livre!” (Do Facebook de Eduardo Suplicy)