Em São Paulo – A Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo (OSM) recebe maestros reconhecidos internacionalmente para os seus concertos em abril.

Na próxima sexta-feira, 20 de abril, e no sábado, 21, o austríaco Gunter Neuhold se apresenta como regente convidado da OSM. O convidado foi maestro e diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Bilbao e regente convidado da Sinfônica e da Filarmônica de Viena, Orquestra Nacional Francesa e Orquestra Sinfônica de Torino, Milão e Napoli.

A Sinfonia nº 1 em Dó maior op. 2, de Ludwig van Beethoven, abre o programa comandado por Neuhold seguida pelo Prelúdio do ato III da ópera “Tiradentes”, de Eleazar de Carvalho e, após o intervalo, Don Quixote – Variações Fantásticas sobre um Tema de Caráter Cavalheiresco, Op. 35, de Richard Strauss, encerra o espetáculo. O violoncelista Raiff Dantas é o solista deste concerto.

Até o começo do século 20, as companhias líricas internacionais que se apresentavam no Theatro Municipal traziam da Europa seus instrumentistas e coros completos, pela falta de um grupo orquestral em São Paulo especializado em ópera.

Somente a partir da década de 1920 uma orquestra profissional foi criada e passou a realizar apresentações esporádicas, tornando-se regular em 1939, sob o nome de Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal. Uma década mais tarde, o conjunto passou a se chamar Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e foi oficializado em lei de 28 de dezembro de 1949, que vigora ainda hoje.

A história da Sinfônica Municipal se confunde com a da música orquestral em São Paulo, com participações memoráveis em eventos como a primeira Temporada Lírica Autônoma de São Paulo, com a soprano Bidú Sayão; a inauguração do Estádio do Pacaembu, em 1940; a reabertura de Theatro Municipal, em 1955, com a estreia da ópera Pedro Malazarte regida pelo compositor, Camargo Guarnieri; e a apresentação nos Jogos Pan-Americanos de 1963, em São Paulo.

Estiveram à frente da orquestra os maestros Arturo de Angelis, Zacharias Autuori, Edoardo Guarnieri, Lion Kasniefski, Souza Lima, Eleazar de Carvalho, Armando Belardi e John Neschling. Roberto Minczuk é o atual regente titular da Orquestra Sinfônica Municipal – OSM. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Sexta-feira, 20, 20h. Sábado, 21, 16h30
Sinfonia nº 1 em Dó maior op. 21 | LUDWIG VAN BEETHOVEN
Prelúdio do ato III da ópera “Tiradentes” | ELEAZAR DE CARVALHO
Don Quixote – Variações Fantásticas sobre um Tema de Caráter Cavalheiresco, Op. 35 | RICHARD STRAUSS

Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo
Gunter Neuhold – regente
Raïff Dantas Barreto – violoncelo

Vendas na bilheteria do Theatro Municipal de São Paulo ou pelo site www.theatromunicipal.org.br
Horário da Bilheteria: De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h e sábados e domingos, das 10h às 17h.
Nos espetáculos à noite, a bilheteria permanece aberta até o início do evento; em dias de espetáculos pela manhã, o espaço abre ao público duas horas antes do início da apresentação. Apenas venda e retirada de ingressos para os eventos do Theatro Municipal de São Paulo.

O Instituto Odeon é o novo gestor do Theatro Municipal de São Paulo. Com mais de 20 anos de atuação na área da cultura, o Instituto se destaca pela gestão do Museu de Arte do Rio – MAR, no Rio de Janeiro, além de consultorias ao Governo do Pernambuco e Prefeitura de Porto Alegre, produção de espetáculos de teatro e idealização e gestão de diversos projetos socioculturais. A instituição assumiu em 1º de setembro a gestão do corpo artístico formado pela Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Coro Lírico Municipal de São Paulo, Balé da Cidade de São Paulo, Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, Coral Paulistano Mário de Andrade e Orquestra Experimental de Repertório e dos espaços Theatro Municipal, Central Técnica do Theatro Municipal e Praça das Artes.