Sede da Fazenda

.Por Sílvio Reis.

Fundada em 1869, a Fazenda Santa Maria já tinha 43 anos de história quando Guaxupé conquistou emancipação política e se tornou um município do interior de Minas Gerais, em 1912. Grandiosa e produtiva, a fazenda chegou a ter farmácia e empórios próprios para atender aos colonos e moradores rurais próximos.

Depois de 2010, uma representante da quinta geração da família fundadora, começou um processo de refazenda na Santa Maria. O café já não era mais cultivado e havia um grande desejo de mudar a cultura local. Assim aconteceu. Teresa Arouche Magalhães Costa implantou um espaço cultural e uma nova forma de trabalhar a terra em uma região do Sul de Minas predominada pela cafeicultura.

Teresa Toledo

Essas mudanças foram ao encontro da proposta de Gilberto Gil na música Refazenda, de 1975: conversar com o público de cidades do interior, mexer na terra, cultivar a espiritualidade por meio da natureza. “Um lugar de todos os homens e ao, mesmo tempo, de solidão total”, disse Gil tempos atrás.

Teresa de Toledo (nome artístico) nasceu em São Paulo, na época em que os avós moravam na fazenda. Estudou balé, dança contemporânea e se graduou em Letras pela Universidade Mackenzie. Na Indonésia, especializou-se em dança clássica javanesa. Para reverenciar divindades e forças da natureza, praticou a dança balinesa. Passou pelo butô japonês. Na Índia, graduação em Yoga clássica, Meditação e Filosofia oriental.

No Brasil, encarou o desafio de se tornar proprietária de um circo em Cotia, SP. Dessa experiência, surgiu o convite para ser trapezista em um circo no França, onde ficou por quatro anos. Ao unir yoga e acrobacia em uma mesma apresentação, Teresa adotou a prática Gandharva, para trabalhar o corpo e a mente.

Essas e outras vivências artísticas e espirituais estão na refazenda. O tradicional paiol de milho da Santa Maria ganhou a estrutura de uma escola-circo, com trapézio, lira e tecido. O primeiro espetáculo, em 2013, aconteceu no terreirão de café. Uma pirâmide de bambu, de 8 metros, possibilitou performances nada convencionais. Na mesma apresentação, o Cabaret Volant, dos Irmãos Sabatino, fez turnê lá. O público aprovou.

Sem público, a arte foi discutida na fazenda entre o diretor de teatro guaxupeano Amir Haddad, o ator e dono de circo Marcos Frota, o diretor de cinema cubano Guigo Pádua e Teresa de Toledo. Viabilizar um espaço cultural numa fazenda é bem mais complexo (e fascinante) do que contar com a infraestrutura de uma cidade.

Outra proposta da refazenda é oferecer hospedagem temporária em antigas casas de colonos. Estudantes de uma universidade baiana, que produziram um vídeo de dança e imagens na região, ocuparam uma dessas residências artísticas, assim como integrantes do espetáculo A Cozinha Performática, fomentado pelo Ministério da Cultura por meio do Prêmio Funarte. No teatro, Beckett passou por lá.

Depois do Dia Mundial do Café, em 14 de abril, um ateliê de ecoperformance sobre a oralidade e vocalidade nas práticas artísticas será direcionado para atores, arte-educadores e agentes culturais. No encerramento, apresentação aberta ao público.

“Itinerário da leveza pelo ar”

A Refazenda de Gilberto Gil tem a essência da reencantação: dar mais cor ao verde das matas, fazer tudo renascer, rememorar o interior (geográfico e espiritual).

Adepta da saúde integral, que equilibra corpo e mente, Teresa de Toledo defende o renascimento da espiritualidade via natureza. Atualmente, na fazenda são cultivadas ervas aromáticas para a produção comercial de travesseiros, almofadas e colchonetes com propriedade terapêutica da aromaterapia.

Com a mata e uma cachoeira preservadas, a refazenda Santa Maria é um santuário verde. Se ainda não for suficiente, visitantes podem buscar acolhimento no canto do Buda. Ou simplesmente tomarem chá, água com folha de alecrim e café. Aos 150 anos, ainda exala aroma de café por lá.

Imagens:
No antigo paiol de milho Teresa pratica lira
A sede da fazenda é preservada como patrimônio histórico

Links para confirmação de dados:
https://www.facebook.com/teresa.detoledo


http://www.tvsul.tv.br/?p=35559
http://www.correiosudoeste.com.br/Materias/Noticias/Cidade/5434/27-05-2016/Fazenda-Santa-Maria-realiza-no-sabado-28-%E2%80%9CCozinha%E2%80%9D-com-apresentacoes-artisticas
http://www.correiosudoeste.com.br/Materias/Noticias/Cultura/5869/15-07-2016/Neste-sabado-teatro-na-fazenda-se-integra-o-publico-em-noite-de-artes
https://www.facebook.com/events/1905105039501020/