De 23 de abril a 16 de maio, poderá ser vista no Espaço de Arte do Centro de Convenções da Unicamp a exposição “Re Invenção”, do artista visual gráfico Paulo Duarte, na qual o artista fará o lançamento de sua nova técnica, denominada “cartgravura”, com o tema da fauna africana.

A abertura da exposição, que acontece no dia 23 de abril, a partir das 10h30, contará com palestra do artista e participação do professor José Galdino Pereira, doutor em História Local pela Unicamp, com tese sobre o Colégio São Benedito. Na ocasião, Duarte esclarecerá sobre o desenvolvimento da nova técnica e da importância e influência da arte e cultura do continente africano, como poderá ser observado na exposição das gravuras desta série. Paulo Duarte falará a respeito das Artes Gráficas, da gravura, a impressão digital e de seu processo criativo como artista.

A técnica desenvolvida é um novo conceito em gravura e a mostra exporá 15 obras abordando animais existentes na África, sendo resultado do trabalho de Paulo Duarte em sua caminhada artística na procura de sistematizar novas formas de expressão no processo histórico, de forma intensa, múltipla, multifacetada e envolvente.

Esse seu processo criativo já trouxe ao cenário das artes a técnica inovadora na arte da pintura denominada kromia, que proporciona inúmeras possibilidades de pintura em suportes os mais diversos, principalmente sobre chapa de alumínio, revelando cores, tons e formas de maneira única.

Agora, com a cartgravura, o artista inova incorporando a pesquisa para transformação de seu grande projeto de arte gráfica, onde cada desenho e gravura constitui a materialização desse processo contínuo de pesquisar, apresentando a nova e instigante técnica, de sua própria autoria, sempre em busca de projeção futurística de técnica e obras. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exposição: Re Invenção
Artista: Paulo Duarte
Série: “Fauna Africana em CARTGRAVURA”
Período: 23/04 a 16/05/2018
Abertura: 23 de abril, às 10h30, com palestra do artista, e performance com pintura de uma obra ao vivo
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h
Local: Espaço da Arte do Centro de Convenções da Unicamp – Av. Érico Veríssimo, 800, Cidade Universitária Zeferino Vaz, Barão Geraldo, Campinas/SP

Visitas monitoradas pelo artista podem ser agendadas por escolas, entidades, associações culturais e artísticas e grupos de pessoas interessadas, através do E-mail: [email protected]