Em São Paulo – Até o dia 12 de maio, poderá ser vista no espaço de arte contemporânea  Pivô, em São Paulo, a exposição “Hartwig Burchard: poeta de vários mundos” com curadoria da escritora, crítica de arte e professora universitária Veronica Stigger.

A exposição acontece como parte do programa Fora da Caixa que é destinado a fomentar exposições com viés histórico estabelecendo diálogos entre trabalhos que foram exibidos no passado e seus desdobramentos no presente.

Hartwig Burchard (1920-2014) era um artista alemão de formação autodidata. Desenvolveu boa parte de sua obra no Brasil a partir das décadas de 1960 e 1970 em diversas mídias como pintura, desenho, escultura e monotipia. Um incêndio destruiu mais de 7 mil trabalhos que estavam guardados num depósito na Alemanha, mas restaram intactas cerca de uma centena de monotipias que utilizam a escrita e o gesto caligráfico, das quais em torno de 20 peças estarão em exibição no Pivô.

Em 1998 fundou o Atelier18 em parceria com sua esposa Lore Burchard na cidade de Paraty onde se encontram suas obras e cadernos de anotações onde o artista comenta influências como Cy Twombly e Tapiés, além de outros artistas mais jovens como José Leonilson e Jean Michel Basquiat.

Embora não trabalhasse formalmente com nenhuma galeria, Burchard expôs duas vezes no MASP e há obras suas em instituições como o MAM, a Biblioteca Nacional, Metropolitan Art Museum de Nova York, Musee d’Art Moderne de Estraburgo, Museé de l’Affiche de Paris, 
Museu de Arte Brasileira de São Paulo
 e no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de Sao Paulo.

Veronica Stigger é escritora, crítica de arte e professora universitária. Doutora em Teoria e Crítica de Arte pela USP. É coordenadora do curso de Criação Literária da Academia Internacional de Cinema e professora das Pós-Graduações em História da Arte e em Fotografia da FAAP. Publicou “Os anões”, “Delírio de Damasco” e “Opisanie świata”.

A visitação é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)