O músico senegalês, residente no Brasil, Umaro, se apresenta no próximo sábado, 28, a partir das 16h30, no Jardim do Galpão do Sesc Campinas.

Capital musical do oeste africano, a portuária Dakar vem espalhando há décadas suas reluzentes sonoridades por todo o planeta. Um de seus mais importantes filhos musicais é Umaro, nome artístico de Oumar Ndiaaye. Nascido em Dakar e criado nas Ilhas Ile de Goree este cantor, compositor e guitarrista é artífice de uma música que entrelaça estilos africanos como o Wolof, Sereer Rythms, Pulaar, Mandinka e Mbalax com Soul, Rock e latin jazz.

Seu violão, voz e suas letras que se alteram entre o amor e a esperança e temas como neocolonianismo e direitos das mulheres e das crianças, vem ecoando em diversos países. Na infância, Umaro criou com seus amigos a primeira banda de crianças do Senegal, a Golden Boys of Dakar, que abriu inúmeros shows de cantores como Youssou Ndour e Ismael Lo. Com uma carreira internacional sólida e turnês regulares pela África, Europa e América do Norte desde 1995, quando debutou com o álbum “Hoslu” em parceria com a cantora americana Elizabeth Shipley, Umaro ganhou notoriedade após suas apresentações no Festival do Sahel e no Festival das Artes e das Culturas do Mundo Negro, ambos no Senegal. O artista teve uma de suas canções incluídas na trilha do filme “Tableau Feraille”, marco cinematográfico do Senegal na década de 90.

A apresentação é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)